Bia Souza não fez o 'L' de Lula ao comemorar medalha de ouro em Paris

Não é verdade que a judoca Beatriz Souza, que ganhou medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris, tenha "feito o L" em alusão ao presidente Lula para comemorar sua vitória. A atleta costuma comemorar com o dedo apontado para o alto.

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

Publicações usam o recorte de uma notícia publicada pela Folha de S.Paulo sobre a vitória da judoca Bia Souza na final do judô nas Olimpíadas para afirmar que ela 'fez o L', supostamente em alusão a Lula. Na imagem, ela apare no chão com a mão erguida.

O conteúdo desinformativo ainda sugere que o jornal trocou a foto depois para supostamente esconder o posicionamento político da atleta: "pra quem não viu porque a foto logo foi substituída no site da Folha. E alguém deve ter levado no mínimo uma bronca", afirma a legenda do post.

Por que é distorcido

A foto usada na publicação é verdadeira, mas não mostra a conquista da medalha de ouro. A imagem é o registro da vitória de Bia Souza sobre a francesa Romane Dicko na disputa da semifinal.

Outro ângulo mostra a comemoração da judoca, que aponta para o alto. Ao UOL Confere, as assessorias de imprensa de Bia Souza e da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) negaram que a comemoração da atleta tenha conotação política. "Ela comemora todas as vitórias apontando pra cima", afirma a CBJ.

A assessoria da judoca nega que ela tenha feito gesto em referência a qualquer político
A assessoria da judoca nega que ela tenha feito gesto em referência a qualquer político Imagem: Mathilde Missioneiro/Folhapress

No Instagram é possível ver diversos registros de comemoração da atleta em que ela faz o mesmo gesto. Nas legendas, em geral, ela escreve mensagens de gratidão. Veja abaixo:

Continua após a publicidade

Sem manifestação político-partidária. Outras publicações desinformativas tentaram associar Bia Souza a um suposto apoio a Jair Bolsonaro usando foto dela fardada. A medalhista integra o Programa de Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas e é sargento do Exército (aqui). O Projeto Comprova, coalizão de checagem do qual o UOL Confere faz parte, não identificou nenhuma manifestação pública político-partidária da judoca (aqui).

Foto foi trocada por uma da luta da vitória, diz jornal. Ao UOL Confere, o editor de fotografia da Folha de S.Paulo Otavio Valle confirmou que a foto foi substituída na matéria (aqui) por uma que mostrasse o rosto da judoca e que representasse a luta final, já que a anterior mostrava a disputa da semifinal.

Continua após a publicidade

Este conteúdo também foi checado por Lupa.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes