Vídeo mostra torcida na Argélia, não explosões da guerra entre Irã e Israel
É falso o conteúdo compartilhado nas redes sociais com imagens atribuídas ao conflito entre Israel e Irã no Líbano.
Ao contrário do que dizem as publicações enganosas, vídeo mostra a comemoração dos 103 anos de um time de futebol da Argélia, registrado em 7 de agosto deste ano.
O que diz o post
O vídeo começa com um áudio de mulheres chorando e imagens que parecem ser de bombas no céu em uma cidade. É possível ver pedestres e carros nas ruas. Em uma das postagens, há o seguinte texto sobreposto: "Israel sendo atacada pelo Iran. Oremos por israel". Em outra, "Israel entrou no Líbano".
Uma das versões traz uma pessoa falando: "O Irã acaba de atacar Israel. Um ataque violento, assustador. Milhares de israelitas estão confinados em Tel Aviv. Este vídeo é mais que uma notícia urgente, um alerta. É um pedido de oração". Há ainda o texto "URGENTE: Irã lança mais de 400 mísseis contra Israel. Seguido de sons de sirenes e imagens com uma região sendo alvo de bombas.
Por que é falso
Vídeo é de comemoração de time de futebol. Por meio de busca reversa (aqui), o UOL Confere identificou alguns perfis nas redes sociais que divulgaram as mesmas imagens de evento comemorativo do dia 7 de agosto deste ano (aqui, aqui em inglês, aqui e aqui, em francês), incluindo a própria equipe do Mouloudia Club d'Alger, mais conhecido como MC Alger, clube de futebol argelino com sede em Argel, em postagem no Instagram (aqui, em árabe).
Posts desinformativos citam momentos diferentes do conflito no Oriente Médio. Além disso, o vídeo tem sido compartilhado fazendo referências ao ataque de Israel ao Líbano (aqui) e a mísseis enviados pelo Irã a Israel (aqui), dois momentos distintos do conflito na região.
Viralização. Nesta quinta-feira (9), no Instagram, um dos vídeos com conteúdo falso registrava quase 325 mil visualizações.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.