Pacheco não foi hostilizado ao votar no domingo; vídeo é de 2022

Postagens compartilhadas nas redes sociais enganam ao mostrar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), sendo hostilizado ao votar na capital mineira, como se o episódio tivesse acontecido nas eleições do último domingo (6).

O vídeo é de 2022. Neste ano, Pacheco justificou o voto porque foi diagnosticado com virose e não podia deixar Brasília.

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

Vídeo mostra o Pacheco em fila de votação sendo vaiado e chamado de traidor.

Uma das postagens traz o seguinte texto na legenda: "Pacheco na hora de votar provando a rejeição do eleitor mineiro, parece que se não fossem os Seguranças, certamente teria entrado no Cacete!!!".

Em outra, é possível ler a mensagem sobreposta ao vídeo: "PACHECÃO fazendo de conta que não é com Ele. Haja Óleo de Peroba!! Pacheco Lixo". Há ainda as versões: "Rodrigo Pacheco na fila de votação" e "Rodrigo Pacheco recebendo uma justa homenagem dos eleitores".

Por que é distorcido

Vídeo é de outubro de 2022, não das eleições deste ano. Registros da época (aqui e abaixo) mostram o presidente do Senado na fila de votação, acompanhado por seguranças, ao ser vaiado por eleitores em Belo Horizonte (MG).

Continua após a publicidade

Virose impediu que ele viajasse para para votar. O senador foi diagnosticado com uma virose na quinta-feira (3) e acordou indisposto no domingo. Por isso, não viajou para votar na capital mineira, segundo informou sua assessoria a reportagens (aqui e aqui).

Viralização. Nesta quinta-feira (10), no Instagram, um vídeo com conteúdo falso registrava mais de 100 mil visualizações.

A postagem também foi checada por AFP, Estadão Verifica, Lupa e Reuters.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.

Continua após a publicidade

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes