Programa 'YouTube Recompensas' não existe; posts tentam aplicar golpe
São falsos os vídeos que divulgam uma suposta ferramenta do YouTube que premia usuários por responder perguntas. As publicações usam a imagem manipulada da influenciadora Deolane Bezerra para divulgar um golpe.
A iniciativa "YouTube Recompensas" não existe, conforme explicou a assessoria de imprensa do Google, responsável pela plataforma.
O que diz o post
Vídeo usa imagem e voz da influenciadora Deolane Bezerra para divulgar uma suposta nova ferramenta do YouTube.
Segundo o post, usuários poderiam ganhar até R$ 10 mil por semana após responder pesquisas na plataforma.
Por que é falso
Programa "YouTube Recompensas" não existe. Ao UOL Confere, a assessoria de imprensa do Google disse que usuários devem ficar atentos para evitar golpes e fraudes. O que existe é a iniciativa "Google Recompensa sua Opinião" (aqui), que premia em forma de créditos na Google Play Store, sem cobrança de taxa (aqui).
Vídeo é manipulado; imagem original é de podcast. É possível observar que a gravação foi alterada pela forma mecânica e acelerada da voz da influenciadora. Além disso, uma busca no Google (aqui) exibe imagens da participação de Deolane no "011 Podcast" em junho de 2021. O cenário e a roupa da influenciadora são os mesmos do usado no vídeo manipulado (aqui).
Como funciona o golpe? Em uma busca no site Reclame Aqui, é possível encontrar registros de usuários que afirmam que foram cobrados por uma taxa de R$ 97 para que pudessem ter acesso ao suposto valor prometido ao responder as perguntas (aqui).
Viralização. No Facebook, um vídeo com o conteúdo suspeito registrava mais de 100 mil reproduções nesta terça-feira (15).
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.
Deixe seu comentário