Fotos de Lula são de dias diferentes e não provam que ele tem um sósia

Vídeo que circula nas redes sociais divulga informação falsa para fomentar uma teoria da conspiração de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria morrido e substituído por um sósia.

No post, a pessoa diz que o petista apareceu em eventos quase simultâneos em dois locais distintos e distantes um do outro no dia 19 de novembro. As imagens de Lula, porém, foram registradas em dias diferentes durante agenda cumprida por ele no Rio durante o encontro do G20.

O que diz o post

"Dois ou mais Lulas", diz o texto acima de duas fotos de Lula colocadas lado a lado, supostamente mostrando os locais e horários onde o presidente estaria no dia 19 de novembro: o Museu de Arte Moderna, às 11h04, e o Armazém Utopia, às 11h10. A informação é colocada de modo a insinuar ser impossível o petista se deslocar de um local ao outro em seis minutos, o que "provaria" haver um sósia dele.

A publicação ainda traz um homem explicando a teoria de que Lula teria morrido e sido substituído por um sósia. "Esse consórcio que colocou Lula no poder está afinado como uma orquestra. Me explique, por favor, como ele pode estar no dia 19/11 no Museu de Arte Moderna às 11h04 e instantaneamente estar no Armazém Utopia às 11h10, trocado de terno", diz, citando que a distância entre os dois pontos é de 1,2 km e que um carro levaria "de 15 a 20 minutos" para fazer esse trajeto "no trânsito caótico de Brasília" naquele dia.

Por que é falso

Fotos de Lula são de eventos realizados em dias diferentes. Em uma busca reversa (aqui e aqui), nota-se que as imagens usadas nos posts desinformativos foram registradas em dias diferentes, e não em 19 de novembro. A foto da esquerda mostra o petista durante o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza (aqui, aqui, aqui e abaixo), realizado em 18 de novembro no MAM (Museu de Arte Moderna). A imagem da direita foi tirada um dia antes, quando Lula se reuniu com Anwar Ibrahim, primeiro-ministro da Malásia, no Forte de Copacabana (aqui, aqui, aqui e abaixo).

17.nov.2024 - Lula durante encontro com o primeiro-ministro da Malásia
17.nov.2024 - Lula durante encontro com o primeiro-ministro da Malásia Imagem: Reprodução/Flickr/Lula Oficial

Agenda de Lula na manhã de 19/11 teve eventos apenas no MAM. De acordo com a agenda oficial do presidente (aqui), nesse dia Lula participou da 3ª Sessão da Reunião de Líderes do G20, que durou das 10h até 12h30, no MAM. Portanto, ele não teve qualquer outro compromisso marcado por volta de 11h10 no Armazém Utopia, como alegam os posts desinformativos.

Continua após a publicidade

Locais citados ficam no Rio com distância de 4,2 km entre eles. Em consulta ao Google Maps (aqui e abaixo), verifica-se que tanto o Museu de Arte Moderna como o Armazém da Utopia se localizam no Rio de Janeiro, e não em Brasília, como diz o post desinformativo. A distância entre os dois pontos é de aproximadamente 4,2 km, e não de 1,2 km.

Imagem
Imagem: Reprodução/Google Maps

Desinformação sobre morte de Lula volta a circular. Esta não é a primeira vez na qual circulam boatos de que o presidente teria morrido e sido substituído por um sósia. Conteúdos publicados em diferentes redes sociais reúnem uma série de informações falsas e/ou tiradas de contexto e foram desmentidos após checagens (aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui).

Viralização. Um post no Instagram tinha cerca de 1.300 curtidas até a tarde desta terça-feira (3).

Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Continua após a publicidade

Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.