Topo

Refém em Campinas foi atingida por estilhaços de disparo de sniper, diz PM

Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

17/10/2019 18h44Atualizada em 17/10/2019 23h33

Resumo da notícia

  • Mulher de 37 anos e bebê ficaram sob poder de criminoso por duas horas
  • Assaltante que manteve mãe e filha reféns foi atingido por sniper da PM
  • Vítima foi operada e está em estado estável, diz PM
  • Criança não sofreu ferimentos

A mulher de 37 anos que foi feita refém no fim da manhã de hoje, em Campinas (interior de São Paulo), por um criminoso que tentava fugir após participar de um roubo no aeroporto internacional de Viracopos, foi submetida a uma cirurgia durante a tarde depois de sofrer uma lesão na lombar.

A mulher foi mantida refém durante duas horas (das 12h às 14h) junto de sua filha de dez meses. O criminoso foi atingido por um disparo efetuado por um sniper da Polícia Militar. Segundo a corporação, "a mulher foi atingida por estilhaços do disparo na região dos glúteos, tendo sido socorrida em estado de saúde estável".

Ela entrou no hospital PUC-Campinas às 14h32 e, desde então, passa por cirurgia. Não há informações sobre o estado de saúde dela. A criança foi socorrida sem nenhum ferimento.

A advogada Alessandra Martins Gonçalves Jirardi, que diz representar o homem baleado pela polícia, afirmou que saiu de São Paulo e foi até Campinas negociar, sua entrega. Ela não revelou o nome de seu cliente, mas afirmou que ele confirmou a participação no assalto e que disse a ela que tinha a intenção de se entregar.

A Corregedoria da PM vai instaurar inquérito policial militar para apurar se houve algum tipo de excesso na ação ou se o ato foi totalmente legítimo.

Policiais do Gate em frente à casa onde criminoso fez mulher e bebê refém, em Campinas (SP) - Luciano Claudino/Código 19/Estadão Conteúdo - Luciano Claudino/Código 19/Estadão Conteúdo
Policiais do Gate em frente à casa onde criminoso fez mulher e bebê refém, em Campinas (SP)
Imagem: Luciano Claudino/Código 19/Estadão Conteúdo

Armado, o criminoso ligou para o 190, informou que estava com as vítimas e pediu que a imprensa fosse ao local. Depois de duas horas, o Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) informou que ele foi morto após ser atingido por um tiro disparado por um sniper. A criança deixou a casa no colo de uma policial militar.

O coronel Luiz Augusto Pacheco Ambar, comandante do Gate, afirmou que "as negociações caminhavam muito bem, até que o meliante, com a arma na cabeça da refém, que tinha a filha no colo, se aproximou da porta e aumentou a agressividade de forma desconhecida".

"Então, o sniper, que estava posicionado do outro lado da rua, efetuou um disparo, um tiro de comprometimento, e a equipe tática fez a invasão. Estão salvas as duas vítimas. A criança saiu no colo, bem. E a mãe saiu com um ferimento leve na nádega esquerda e foi socorrida", explicou.

Vídeo mostra início do assalto no aeroporto de Campinas

TV Folha

A ação da quadrilha deixou três suspeitos mortos e dois vigilantes e um policial baleados, segundo a PM. Ao todo, a quadrilha tinha 12 criminosos. Os outros nove são procurados. Eles interceptaram, no pátio interno do terminal de cargas do aeroporto, um contêiner que carregava malotes de dinheiro e que iria ser levado para um avião da transportadora UPS.

Segundo a PM, em um caminhão de lixo, utilizado por criminosos na fuga, foram localizados os malotes subtraídos da empresa no aeroporto, com valores ainda a serem confirmados, uma metralhadora .50 barrett e uma pistola.

17.out.2019 - Arma de calibre .50 apreendida após assalto em Viracopos, Campinas (SP) - Polícia Civil/Divulgação - Polícia Civil/Divulgação
17.out.2019 - Arma de calibre .50 apreendida após assalto em Viracopos, Campinas (SP)
Imagem: Polícia Civil/Divulgação

No aeroporto, durante a manhã, houve intenso tiroteio. De acordo com da Polícia Federal, dois seguranças da empresa privada de valores Brink's foram baleados (um na perna e outro na orelha). Eles foram socorridos imediatamente, mas não há informações sobre o estado de saúde deles.

O assalto fez com que o Aeroporto de Viracopos ficasse fechado para pouso e decolagem por 20 minutos. A situação foi normalizada.

Em nota, a Brink's informou "que está colaborando com as autoridades competentes para apuração do ocorrido" e que "a empresa está prestando toda assistência aos funcionários envolvidos no caso".

Por meio de nota, a Aeroportos Brasil Viracopos S.A informou que o assalto ocorreu por volta das 9h50. "A quadrilha acessou o Terminal de Carga pelo portão E24, usando duas caminhonetes semelhantes a veículos da Aeronáutica. Esses veículos tiveram os pneus dilacerados na entrada do portão e, mesmo assim, seguiram até o pátio do Terminal de Carga e fizeram o assalto portando forte armamento", diz a empresa.

De acordo com a nota da concessionária, a quadrilha fugiu utilizando duas caminhonetes que aguardavam do lado de fora. "Mesmo não tendo ocorrido nenhuma ação no Terminal de Passageiros, foi necessário passar os passageiros que estavam embarcando por nova inspeção de Raio X por questões de segurança", complementou.