Topo

Esse conteúdo é antigo

Angra: Barco que afundou com casal começa a ser resgatado e será periciado

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

29/09/2021 22h19

O barco Novo Milênio, que naufragou quando estava sendo utilizado pelo casal Leonardo Machado, 50, e Cristiane Nogueira, 48, em 22 de agosto, começou a ser retirado do fundo do mar, após ser localizado a 38 metros de profundidade, há uma semana, em Angra dos Reis (RJ). O proprietário do veículo deu início à remoção na tarde de hoje, a 5 km da Praia do Provetá, na Costa Verde.

De acordo com o delegado Vilson de Almeida, responsável pelas investigações do caso, a previsão é que o barco esteja na areia até sexta-feira (1). "A embarcação está sendo resgatada. Vamos aguardar ela ser colocada em terra para fazermos a perícia", explicou.

Desde que o corpo de Cristiane foi localizado sem sinais de violência, a Polícia Civil passou a investigar o caso como naufrágio. Segundo laudo do IML (Instituto Médico Legal) a causa da morte de ambos foi afogamento. Somente a perícia do veículo poderá fornecer pistas do que ocorreu no dia do passeio. A Polícia Civil quer saber se algum problema no barco provocou o afundamento.

Vestígios da embarcação já tinham sido localizados na praia do Provetá pelo Grupamento Marítimo de Ilha Grande. Na ocasião, foram achadas uma rede embolada e um toldo, de cor verde, compatível com a do barco. No entanto, os trabalhos para remoção do veículo não puderam ser iniciados devido às condições climáticas — uma frente fria que passava pela região deixou o mar agitado e com acúmulo de lodo no fundo - o que prejudica a visibilidade.

Caso a ser esclarecido

Leonardo e Cristiane desapareceram no dia 22 de agosto após deixarem uma casa alugada. em Angra dos Reis. e saírem de barco com destino à Lagoa Verde, uma das atrações da região. O objetivo do casal era acompanhar o pôr do sol.

Câmeras de segurança do imóvel onde estavam registraram saída dos dois para o passeio. Depois disso, o casal não foi mais visto.

A família de Cristiane comunicou o desaparecimento deles após a corretora de imóveis não retornar ao Rio de Janeiro, no dia seguinte. Parentes não conseguiam contato com ela desde o domingo - dia do passeio.

A embarcação está afundada próximo ao local onde o corpo de Leonardo foi avistado por um pescador. O resgate foi feito no dia 15 de setembro.

Cristiane foi encontrada antes, uma semana após a família comunicar o desaparecimento do casal, na restinga da Marambaia, na zona oeste do Rio de Janeiro.

A Praia do Provetá e a restinga da Marambaia ficam a uma distância de pelo menos 50 km em linha reta. A distância seria justificada pela ação de correntes marítimas, acredita a polícia. O mar de Angra é considerado uma região de difícil navegação devido à existência de muitas pedras no fundo.