Topo

Esse conteúdo é antigo

Milícia: júri condena 5 por matar homem que não pagou 'taxa de segurança'

MP e Polícia Civil fazem operação contra milícia no Rio - Tânia Rego/Agência Brasil
MP e Polícia Civil fazem operação contra milícia no Rio Imagem: Tânia Rego/Agência Brasil

Herculano Barreto Filho

Do UOL, em São Paulo

12/02/2022 20h36

A Justiça do Rio condenou na noite de sexta-feira (11) cinco suspeitos de integrar uma milícia pelo assassinato de um homem que se recusou a pagar pela "taxa de segurança", uma espécie de cobrança obrigatória em áreas dominadas pelo poder paralelo imposto por grupos paramilitares.

O grupo também foi condenado por uma tentativa de homicídio qualificada na mesma ação, em crime ocorrido em novembro de 2017 em Mesquita, na Baixada Fluminense. As penas variam de 17 a 23 anos de prisão.

De acordo com a denúncia oferecida pelo MP-RJ (Ministério Público do Rio), a quadrilha cobrava taxas a moradores e comerciantes, exercendo também um monopólio no fornecimento de serviços ilegais na região de domínio.

Segundo a denúncia, Natanael de Oliveira Gonçalves e Márcio Lima da Cunha, acusado de chefiar a milícia, compareceram ao estabelecimento de uma das vítimas para exigir o pagamento.

Dias após a recusa, o comerciante recebeu uma ligação de Paulo José Lírio Salviano para marcar uma conversa. No encontro, suspeitos de integrar a milícia desceram de um carro e dispararam contra a vítima, que sobreviveu. Mas o homem que o acompanhava não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Além de Natanael e Salviano, o Tribunal do Júri da 4ª Vara Criminal de Nova Iguaçu condenou Daniel Alex Soares da Silva, André Lemos da Silva e Marcos Paulo Bento de Souza. Márcio Lima da Cunha, apontado como o chefe da milícia, teve o processo desmembrado pois sofreu um AVE (acidente vascular encefálico) e não pôde ser julgado.

O Júri teve três dias de duração. Bruno de Faria Bezerra, o promotor de Justiça responsável pela acusação, foi escoltado durante todo o julgamento.