Queda de avião completa 1 semana: veja tudo o que se sabe sobre o acidente
A queda do avião da Voepass em Vinhedo (SP), que matou todas as 62 pessoas a bordo, completa uma semana nesta sexta-feira (16). Veja abaixo tudo o que se sabe sobre o acidente, que é o quinto mais fatal da aviação no Brasil.
Como ocorreu a queda?
Avião saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP) com 58 passageiros e quatro tripulantes. Ele decolou às 11h50 e pousaria às 13h45, segundo o FlightAware.
Aeronave despencou 13 mil pés (4.000 metros) em dois minutos. O registro de voo do Flight Radar mostra que o avião estava a 17 mil pés de altitude às 13h20 e a 4.000 pés às 13h22, quando o sinal de GPS foi perdido pela plataforma. A aeronave caiu pouco mais de 20 minutos antes de pousar.
Passageiros podem ter sido avisados. O Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt, responsável pela identificação das vítimas, afirmou na quinta-feira (15) que a preservação das mãos da maioria dos passageiros mostra que eles podem ter sido alertados sobre a queda.
Casas de condomínio residencial foram atingidas após a queda. O Corpo de Bombeiros mandou sete equipes para a rua João Edueta. Em imagens gravadas por moradores da região do Distrito Industrial, é possível ver o momento em que a aeronave despenca.
A TV Globo divulgou informações registradas no gravador de voz do avião da Voepass. Ao perceber que o avião estava perdendo sustentação, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva questionou ao piloto, Danilo Santos Romano, o que estava acontecendo naquele momento. O próprio copiloto afirmou que era preciso "dar potência" para impedir a queda, segundo a emissora.
Como era o avião?
O modelo ATR 72 era operado pela Voepass Linhas Aéreas e tinha capacidade para 68 passageiros. O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), da FAB, informou que a aeronave estava com a documentação em dia e autorizada a voar. O órgão responsável pelas investigações revelou também que os pilotos tinham o treinamento e as capacidades para operar a aeronave.
O CEO da Voepass, Eduardo Busch, destacou a experiência da tripulação. O comandante, Danilo Santos Romano, tinha 5.202 horas de voo. O copiloto, Humberto Campos de Alencar, acumulara 5.100 horas.
A companhia acrescentou que o avião passou por manutenção de rotina na noite anterior a queda. O trabalho foi realizado na base da empresa, em Ribeirão Preto (SP).
O que causou o acidente?
Extração dos dados das caixas-pretas foi concluída na terça-feira (13). A FAB (Força Aérea Brasileira) anunciou que o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) havia concluído a extração das informações dos dois gravadores de voo. O conteúdo foi extraído no Labdata (Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo), em Brasília, onde é feita agora a análise dos dados.
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Quero receberNo momento, os agentes do Cenipa analisam as atividades relacionadas ao voo, o ambiente operacional e os fatores humanos. São examinados componentes, equipamentos, sistemas, infraestrutura, entre outros.
O órgão estima divulgar, em até 30 dias, o relatório preliminar com dados factuais do acidente. Versão sobre gelo acumulado na fuselagem ter causado perda de sustentação não é confirmada e nem descartada pelos investigadores. Eles dizem que o trabalho está só começando e é precoce apontar causas.
Polícia Federal de Campinas vai concentrar investigação. A investigação penal sobre o acidente será conduzida pela PF em Campinas, que contará com a colaboração da Polícia Civil. A informação é do delegado Édson Geraldo de Souza, chefe da Polícia Federal na cidade, ao UOL.
O acúmulo de gelo é uma possibilidade admitida pela Voepass. Mas o sistema de degelo funcionava normalmente no momento do acidente, segundo Marcel Moura, diretor de Operações da companhia aérea. Assim como os investigadores, ele acrescentou que é precoce apontar o gelo como causa da queda.
O fato de o avião da Voepass ter passado por manutenção em março após um dano estrutural não impediria a aeronave de voltar a operar. Porém, para isso, é necessário que os protocolos de segurança tenham sido seguidos e aprovados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), afirmou Daniel Kalazans, perito aeronáutico e forense, em entrevista ao UOL News nesta segunda.
Caixas-pretas foram encontradas?
O ATR 72 era equipado com duas caixas-pretas e ambas foram encontradas ainda na tarde de sexta-feira, quando o acidente aconteceu. Na manhã de sábado, os equipamentos chegaram ao laboratório do Cenipa para extração dos dados. O chefe do Cenipa afirmou no domingo que foram obtidos os dados e áudios completos dos equipamentos. Na terça, informou que concluiu a extração.
Há dois tipos de dados gravados nas caixas-pretas. Uma delas registra a comunicação dos pilotos. O outro equipamento armazena os parâmetros do voo como altitude, velocidade e potência dos motores. Com estas informações em mãos, os investigadores podem reconstituir os instantes finais do voo.
A Anac ainda confirmou que dispensou a Voepass de registrar alguns dados que normalmente são colhidos pela caixa-preta que grava as conversas entre os pilotos. Os investigadores informaram que usarão outros elementos para descobrir as causas do acidente.
Quem eram as vítimas?
A lista com os nomes (veja abaixo) foi divulgada pela Voepass. Na noite de sábado, o Corpo de Bombeiros retirou os 62 corpos da aeronave. Todos foram levados para o IML (Instituto Médico Legal) Central, em São Paulo.O IML (Instituto Médico Legal) de São Paulo anunciou na quinta que concluiu a identificação de todos os 62 corpos das vítimas da queda do avião. Todas as pessoas morreram devido ao impacto do avião com o solo. Com isso, mortes foram instantâneas por politraumatismo e, só depois, o avião explodiu. Apesar disso, corpos não foram completamente carbonizados.
O governo de São Paulo reservou acomodações em um hotel na região central da capital para os familiares das vítimas. Elas têm chegado à capital para o reconhecimento dos corpos. A Secretaria de Desenvolvimento Social monitora os atendimentos.
Estrutura psicológica e jurídica está sendo oferecida aos familiares. O capitão Farina, porta-voz da Defesa Civil de São Paulo, afirmou que os familiares se mostram muito abalados especialmente no momento das entrevistas para coleta de dados sobre as vítimas.
Velório
O gerente de Logística José Carlos Copetti, morador do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, foi a primeira das 62 vítimas a ser velada. O corpo foi liberado durante a tarde de domingo, 11, e o velório ocorreu à noite, no Cemitério e Crematório Parque das Flores, em São José dos Campos.
O casal Daniela Schulz e Hiales Fodra foi velado na segunda (12) no Rio Grande do Sul. Caixões foram ligados por uma fita branca com as alianças dos dois penduradas. Daniela e Hiales eram casados desde 2017.
A família de venezuelanos morta na queda do avião está sendo velada nesta sexta-feira (16), na cidade de Carapicuíba, Grande São Paulo.
Lista de passageiros
- Adriana Santos
- Adriano Daluca Bueno
- Adrielle Costa
- Alipio Santos Neto
- Ana Caroline Redivo
- Andre Michel
- Antonio Deoclides Zini Junior
- Arianne Risso
- Constantino Thé Maia
- Daniela Schulz Fodra
- Denilda Acordi
- Deonir Secco
- Diogo Avila
- Edilson Hobold
- Eliane Andrade Freire
- Gracinda Marina Castelo da Silva
- Hadassa Maria da Silva
- Hiales Carpine Fodra
- Isabella Santana Pozzuoli
- Jose Carlos Copetti
- José Cloves Arruda
- José Roberto Leonel Ferreira
- Josgleidys Gonzalez
- Joslan Perez
- Kharine Gavlik Pessoa Zini
- Laiana Vasatta
- Leonardo Henrique da Silva
- Liz Ibba Do Santos
- Lucas Felipe Costa Camargo
- Luciani Cavalcanti
- Luciano Trindade Alves
- Maria Auxiliadora Vaz De Arruda
- Maria Parra
- Maria Valdete Bartnik
- Mariana Belim
- Mauro Bedin
- Mauro Sguarizi
- Miguel Arcanjo Rodrigues Junior
- Nelvio José Hubner
- Paulo Alves
- Pedro Gusson do Nascimento
- Rafael Alves
- Rafael Fernando dos Santos
- Raphael Bohne
- Raquel Ribeiro Moreira
- Regiclaudio Freitas
- Renato Bartnik
- Renato Lima
- Ronaldo Cavaliere
- Rosana Santos Xavier
- Rosangela Maria De Oliveira
- Rosangela Souza
- Sarah Sella Langer
- Silvia Cristina Osaki
- Simone Mirian Rizental
- Thiago Almeida Paula
- Tiago Azevedo
- Wlisses Oliveira
Lista de tripulantes
- Danilo Santos Romano, 35 anos.
- Debora Soper Avila, 28 anos
- Humberto de Campos Alencar e Silva, 61 anos
- Rubia Silva de Lima, 41 anos
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