Conteúdo publicado há 26 dias

Queda de avião completa 1 semana: veja tudo o que se sabe sobre o acidente

A queda do avião da Voepass em Vinhedo (SP), que matou todas as 62 pessoas a bordo, completa uma semana nesta sexta-feira (16). Veja abaixo tudo o que se sabe sobre o acidente, que é o quinto mais fatal da aviação no Brasil.

Como ocorreu a queda?

Avião saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP) com 58 passageiros e quatro tripulantes. Ele decolou às 11h50 e pousaria às 13h45, segundo o FlightAware.

Aeronave despencou 13 mil pés (4.000 metros) em dois minutos. O registro de voo do Flight Radar mostra que o avião estava a 17 mil pés de altitude às 13h20 e a 4.000 pés às 13h22, quando o sinal de GPS foi perdido pela plataforma. A aeronave caiu pouco mais de 20 minutos antes de pousar.

Passageiros podem ter sido avisados. O Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt, responsável pela identificação das vítimas, afirmou na quinta-feira (15) que a preservação das mãos da maioria dos passageiros mostra que eles podem ter sido alertados sobre a queda.

Casas de condomínio residencial foram atingidas após a queda. O Corpo de Bombeiros mandou sete equipes para a rua João Edueta. Em imagens gravadas por moradores da região do Distrito Industrial, é possível ver o momento em que a aeronave despenca.

A TV Globo divulgou informações registradas no gravador de voz do avião da Voepass. Ao perceber que o avião estava perdendo sustentação, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva questionou ao piloto, Danilo Santos Romano, o que estava acontecendo naquele momento. O próprio copiloto afirmou que era preciso "dar potência" para impedir a queda, segundo a emissora.

Como era o avião?

Avião da Voepass
Avião da Voepass Imagem: Divulgação/Instagram/@voepassoficial
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O modelo ATR 72 era operado pela Voepass Linhas Aéreas e tinha capacidade para 68 passageiros. O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), da FAB, informou que a aeronave estava com a documentação em dia e autorizada a voar. O órgão responsável pelas investigações revelou também que os pilotos tinham o treinamento e as capacidades para operar a aeronave.

O CEO da Voepass, Eduardo Busch, destacou a experiência da tripulação. O comandante, Danilo Santos Romano, tinha 5.202 horas de voo. O copiloto, Humberto Campos de Alencar, acumulara 5.100 horas.

A companhia acrescentou que o avião passou por manutenção de rotina na noite anterior a queda. O trabalho foi realizado na base da empresa, em Ribeirão Preto (SP).

O que causou o acidente?

Extração dos dados das caixas-pretas foi concluída na terça-feira (13). A FAB (Força Aérea Brasileira) anunciou que o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) havia concluído a extração das informações dos dois gravadores de voo. O conteúdo foi extraído no Labdata (Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo), em Brasília, onde é feita agora a análise dos dados.

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No momento, os agentes do Cenipa analisam as atividades relacionadas ao voo, o ambiente operacional e os fatores humanos. São examinados componentes, equipamentos, sistemas, infraestrutura, entre outros.

O órgão estima divulgar, em até 30 dias, o relatório preliminar com dados factuais do acidente. Versão sobre gelo acumulado na fuselagem ter causado perda de sustentação não é confirmada e nem descartada pelos investigadores. Eles dizem que o trabalho está só começando e é precoce apontar causas.

Polícia Federal de Campinas vai concentrar investigação. A investigação penal sobre o acidente será conduzida pela PF em Campinas, que contará com a colaboração da Polícia Civil. A informação é do delegado Édson Geraldo de Souza, chefe da Polícia Federal na cidade, ao UOL.

O acúmulo de gelo é uma possibilidade admitida pela Voepass. Mas o sistema de degelo funcionava normalmente no momento do acidente, segundo Marcel Moura, diretor de Operações da companhia aérea. Assim como os investigadores, ele acrescentou que é precoce apontar o gelo como causa da queda.

O fato de o avião da Voepass ter passado por manutenção em março após um dano estrutural não impediria a aeronave de voltar a operar. Porém, para isso, é necessário que os protocolos de segurança tenham sido seguidos e aprovados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), afirmou Daniel Kalazans, perito aeronáutico e forense, em entrevista ao UOL News nesta segunda.

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Caixas-pretas foram encontradas?

O ATR 72 era equipado com duas caixas-pretas e ambas foram encontradas ainda na tarde de sexta-feira, quando o acidente aconteceu. Na manhã de sábado, os equipamentos chegaram ao laboratório do Cenipa para extração dos dados. O chefe do Cenipa afirmou no domingo que foram obtidos os dados e áudios completos dos equipamentos. Na terça, informou que concluiu a extração.

Há dois tipos de dados gravados nas caixas-pretas. Uma delas registra a comunicação dos pilotos. O outro equipamento armazena os parâmetros do voo como altitude, velocidade e potência dos motores. Com estas informações em mãos, os investigadores podem reconstituir os instantes finais do voo.

A Anac ainda confirmou que dispensou a Voepass de registrar alguns dados que normalmente são colhidos pela caixa-preta que grava as conversas entre os pilotos. Os investigadores informaram que usarão outros elementos para descobrir as causas do acidente.

Quem eram as vítimas?

A lista com os nomes (veja abaixo) foi divulgada pela Voepass. Na noite de sábado, o Corpo de Bombeiros retirou os 62 corpos da aeronave. Todos foram levados para o IML (Instituto Médico Legal) Central, em São Paulo.

O IML (Instituto Médico Legal) de São Paulo anunciou na quinta que concluiu a identificação de todos os 62 corpos das vítimas da queda do avião. Todas as pessoas morreram devido ao impacto do avião com o solo. Com isso, mortes foram instantâneas por politraumatismo e, só depois, o avião explodiu. Apesar disso, corpos não foram completamente carbonizados.

O governo de São Paulo reservou acomodações em um hotel na região central da capital para os familiares das vítimas. Elas têm chegado à capital para o reconhecimento dos corpos. A Secretaria de Desenvolvimento Social monitora os atendimentos.

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Estrutura psicológica e jurídica está sendo oferecida aos familiares. O capitão Farina, porta-voz da Defesa Civil de São Paulo, afirmou que os familiares se mostram muito abalados especialmente no momento das entrevistas para coleta de dados sobre as vítimas.

Velório

O gerente de Logística José Carlos Copetti, morador do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, foi a primeira das 62 vítimas a ser velada. O corpo foi liberado durante a tarde de domingo, 11, e o velório ocorreu à noite, no Cemitério e Crematório Parque das Flores, em São José dos Campos.

O casal Daniela Schulz e Hiales Fodra foi velado na segunda (12) no Rio Grande do Sul. Caixões foram ligados por uma fita branca com as alianças dos dois penduradas. Daniela e Hiales eram casados desde 2017.

A família de venezuelanos morta na queda do avião está sendo velada nesta sexta-feira (16), na cidade de Carapicuíba, Grande São Paulo.

Lista de passageiros

  1. Adriana Santos
  2. Adriano Daluca Bueno
  3. Adrielle Costa
  4. Alipio Santos Neto
  5. Ana Caroline Redivo
  6. Andre Michel
  7. Antonio Deoclides Zini Junior
  8. Arianne Risso
  9. Constantino Thé Maia
  10. Daniela Schulz Fodra
  11. Denilda Acordi
  12. Deonir Secco
  13. Diogo Avila
  14. Edilson Hobold
  15. Eliane Andrade Freire
  16. Gracinda Marina Castelo da Silva
  17. Hadassa Maria da Silva
  18. Hiales Carpine Fodra
  19. Isabella Santana Pozzuoli
  20. Jose Carlos Copetti
  21. José Cloves Arruda
  22. José Roberto Leonel Ferreira
  23. Josgleidys Gonzalez
  24. Joslan Perez
  25. Kharine Gavlik Pessoa Zini
  26. Laiana Vasatta
  27. Leonardo Henrique da Silva
  28. Liz Ibba Do Santos
  29. Lucas Felipe Costa Camargo
  30. Luciani Cavalcanti
  31. Luciano Trindade Alves
  32. Maria Auxiliadora Vaz De Arruda
  33. Maria Parra
  34. Maria Valdete Bartnik
  35. Mariana Belim
  36. Mauro Bedin
  37. Mauro Sguarizi
  38. Miguel Arcanjo Rodrigues Junior
  39. Nelvio José Hubner
  40. Paulo Alves
  41. Pedro Gusson do Nascimento
  42. Rafael Alves
  43. Rafael Fernando dos Santos
  44. Raphael Bohne
  45. Raquel Ribeiro Moreira
  46. Regiclaudio Freitas
  47. Renato Bartnik
  48. Renato Lima
  49. Ronaldo Cavaliere
  50. Rosana Santos Xavier
  51. Rosangela Maria De Oliveira
  52. Rosangela Souza
  53. Sarah Sella Langer
  54. Silvia Cristina Osaki
  55. Simone Mirian Rizental
  56. Thiago Almeida Paula
  57. Tiago Azevedo
  58. Wlisses Oliveira
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