Topo

Apoiadores da Lava Jato, enfermeira, professor: quem são os vices em SP

Divulgação
Imagem: Divulgação

Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo

18/09/2020 04h00

Com o final das convenções, na última quarta-feira (16), o cenário da eleição para a Prefeitura de São Paulo ficou mais definido. Entre as 14 candidaturas a vice-prefeitos nas chapas, há lideranças de movimentos políticos, como o Vem Pra Rua, uma ex-prefeita, uma enfermeira a uma ex-integrante da equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes.

São Paulo é uma cidade que tem histórico de vices assumindo a cadeira principal na prefeitura. Isso aconteceu em três gestões desde a redemocratização.

O atual prefeito, Bruno Covas (PSDB), por exemplo, ganhou o cargo em 2018, após João Doria (PSDB) abandonar a função para ser governador paulista. O mesmo fez o atual senador José Serra (PSDB) em 2006, que, para assumir o Palácio dos Bandeirantes, deixou a prefeitura para Gilberto Kassab (PSD).

Já Régis de Oliveira ocupou o cargo por menos de um mês em meados de 2000, quando a Justiça paulista determinou o afastamento de Celso Pitta. O prefeito afastado conseguiu voltar ao cargo após nova ordem judicial.

Confira quem são os vices em cada chapa:

  • Adelaide Oliveira (Patriota), vice de Arthur do Val (Patriota)
adelaide - Divulgação - Divulgação
Adelaide Oliveira (Patriota), líder do movimento Vem Pra Rua, é vice na chapa de Arthur do Val (Patriota), integrante do MBL (Movimento Brasil Livre), na disputa pela Prefeitura de São Paulo
Imagem: Divulgação

Porta-voz do movimento Vem Pra Rua, que defendeu o impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT) em 2016 e apoiou a Operação Lava Jato, a corretora de imóveis Adelaide Oliveira, 60, é candidata a vice na chapa do deputado estadual Arthur do Val (Patriota), membro do MBL (Movimento Brasil Livre).

  • Andrea Barcelos (PCdoB), vice de Orlando Silva (PCdoB)
andrea Barcelos - Divulgação - Divulgação
A chapa do PCdoB para a disputa à Prefeitura de São Paulo tem o deputado federal Orlando Silva e a enfermeira Andrea Barcelos
Imagem: Divulgação

A enfermeira Andrea Barcelos, 46, é a candidata a vice na chapa do deputado federal Orlando Silva (PCdoB). Filiada ao PCdoB desde 1993, ela é diretora honorária do Sindicato dos Bancários. Andrea também integra a Igreja Presbiteriana da Penha.

  • Antonio Neto (PDT), vice de Márcio França (PSB)
antonio neto - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Márcio França (centro), do PSB, e seu candidato a vice, Antonio Neto (à direita)
Imagem: Reprodução/Facebook

Presidente municipal do PDT, Antonio Neto, 67, tem trajetória como líder sindical, tendo atuado no Sindpd (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados de São Paulo), na CGT (Central Geral dos Trabalhadores), na FSM (Federação Sindical Mundial) e na CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros). Em 2018, ele disputou uma vaga no Senado, mas, com quase 360 mil votos, ficou em 13º lugar.

  • Carlos Zarattini (PT), vice de Jilmar Tatto (PT)
zarattini - 20.dez.2019 - Reprodução/Facebook/dep.zarattini - 20.dez.2019 - Reprodução/Facebook/dep.zarattini
O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) será o vice na chapa encabeçada por Jilmar Tatto
Imagem: 20.dez.2019 - Reprodução/Facebook/dep.zarattini

Economista, o deputado federal Carlos Zarattini, 61, está em seu quarto mandato em Brasília e já foi líder do PT na Câmara. Na última eleição, ele foi o segundo mais votado do partido, com quase 138 mil votos. Chegou a participar de prévia para a escolha do candidato petista a prefeito, mas deixou a disputa por discordâncias com o formato. Agora, ele será o vice na chapa encabeçada por Jilmar Tatto (PT).

  • Henrique Áreas (PCO), vice de Antônio Carlos Silva (PCO)
henrique áreas - Divulgação - Divulgação
Henrique Áreas, candidato a vice na chapa do PCO para a Prefeitura de São Paulo
Imagem: Divulgação

Candidato a prefeito na eleição de 2016, Henrique Áreas, 35, agora é vice na chapa do PCO, encabeçada por Antônio Carlos Silva. Ele é filiado ao PCO desde 2007 e já foi diretor da Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios). Em 2016, ele conquistou 1.019 votos e ficou em último lugar na disputa.

  • Ivan Sayeg (PSL), vice de Joice Hasselmann (PSL)
ivan sayeg - Divulgação - Divulgação
A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) e seu candidato a vice-prefeito de São Paulo, Ivan Sayeg (PSL)
Imagem: Divulgação

Empresário e herdeiro da Casa Leão Joalheria, Ivan Sayeg, 56, é candidato a vice na chapa da deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP). Ele é apoiador da Operação Lava Jato e do ex-juiz Sergio Moro. Formado em comunicação social, Sayeg já atuou como fotógrafo. Ele é irmão de Lydia Sayeg, que ficou conhecida por participar do programa de televisão "Mulheres Ricas".

  • Jairo Glikson (PRTB), vice de Levy Fidelix (PRTB)
jairo glikson - Divulgação - Divulgação
Candidato a prefeito de São Paulo pelo PRTB, Levy Fidelix tem Jairo Glikson como seu vice na chapa
Imagem: Divulgação

O advogado Jairo Glikson, 51, é o vice na chapa de Levy Fidelix, candidato do PRTB a prefeito. Ele repete a parceria que teve na eleição de 2016. Em 2018, ele também foi vice na eleição para governador de São Paulo na chapa do genro de Fidelix, Rodrigo Tavares. Glikson também é coordenador da campanha do candidato.

  • Luiza Erundina (PSOL), vice de Guilherme Boulos (PSOL)
erundina - Nelson Antoine/Folhapress - Nelson Antoine/Folhapress
A deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP) é vice na chapa encabeça por Guilherme Boulos (PSOL)
Imagem: Nelson Antoine/Folhapress

Ex-prefeita paulistana, a deputada federal Luiza Erundina, 85, vai disputar esta eleição como vice na chapa de Guilherme Boulos (PSOL). Atualmente, ela está em seu sexto mandato como parlamentar em Brasília. Depois de governar a capital paulista entre 1989 e 1992, ela tentou voltar ao cargo em outras quatro oportunidades: 1996, 2000, 2004 e 2016.

  • Marco Dipreto (Rede), vice de Marina Helou (Rede)
marco dipreto - 24.set.2013 - Reprodução/Facebook - 24.set.2013 - Reprodução/Facebook
Porta-voz da Rede, Marco Dipreto, candidato a vice na chapa da deputada estadual Marina Helou (Rede) na corrida pela Prefeitura de São Paulo
Imagem: 24.set.2013 - Reprodução/Facebook

Porta-voz da Rede, o jornalista e empresário Marco Dipreto, 57, é o vice na chapa encabeçada pela deputada estadual Marina Helou (Rede). Ele é fundador da Editora Dipreto, com projetos de comunicação como foco no protagonismo negro.

  • Marcos da Costa (PTB), vice de Celso Russomanno (Republicanos)
marcos da costa - 16.set.2020 - Reprodução/Facebook/MarcosdaCostaPaginaOficial - 16.set.2020 - Reprodução/Facebook/MarcosdaCostaPaginaOficial
O ex-presidente da OAB-SP Marcos da Costa será candidato a vice na chapa do deputado federal Celso Russomanno
Imagem: 16.set.2020 - Reprodução/Facebook/MarcosdaCostaPaginaOficial

Ex-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em São Paulo, Marcos da Costa, 56, desistiu de ser candidato a prefeito pelo PTB para ser vice na chapa do deputado federal Celso Russomanno (Republicanos-SP).

  • Marina Helena (Novo), vice de Filipe Sabará (Novo)
marina helena - Reprodução/Facebook/MarinaHelenaNovo - Reprodução/Facebook/MarinaHelenaNovo
O candidato do Novo a prefeito de São Paulo, Filipe Sabará, terá Marina Helena (Novo) como sua vice
Imagem: Reprodução/Facebook/MarinaHelenaNovo

A economista Marina Helena, 40, é a vice de Filipe Sabará na chapa do Novo para a Prefeitura de São Paulo. Até fevereiro de 2020, ela esteve no governo de Jair Bolsonaro (sem partido) como diretora da Secretaria de Desestatização no Ministério da Economia a convite de Paulo Guedes, com quem já havia trabalhado antes.

  • Marta Costa (PSD), vice de Andrea Matarazzo (PSD)
marta costa - 31.ago.2020 - Reprodução/Facebook/AAndreaMatarazzo - 31.ago.2020 - Reprodução/Facebook/AAndreaMatarazzo
A deputada estadual Marta Costa (PSD), candidata a vice-prefeita de São Paulo na chapa de Andrea Matarazzo (PSD)
Imagem: 31.ago.2020 - Reprodução/Facebook/AAndreaMatarazzo

A deputada estadual Marta Costa, 63, é a vice na chapa de Andrea Matarazzo (PSD). Ela está em seu segundo mandato na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), depois de três mandatos como vereadora na capital paulista.

  • Professor Lucas (PSTU), vice de Vera Lúcia (PSTU)
professor lucas - Divulgação - Divulgação
A candidata do PSTU a prefeita de São Paulo, Vera Lúcia, e seu vice, professor Lucas (PSTU)
Imagem: Divulgação

Professor de história da rede pública municipal, Lucas Shimabukulo, 38, é vice na chapa encabeçada por Vera Lúcia (PSTU). Shimabukulo está no PSTU desde 2011.

  • Ricardo Nunes (MDB), vice de Bruno Covas (PSDB)
ricardo nunes - Reprodução/Facebook/ricardonunes.sp - Reprodução/Facebook/ricardonunes.sp
O prefeito Bruno Covas (PSDB) terá o vereador Ricardo Nunes (MDB) como seu candidato a vice na disputa pela reeleição
Imagem: Reprodução/Facebook/ricardonunes.sp

Em seu segundo mandato, o vereador Ricardo Nunes, 52, foi o mais votado do MDB nas eleições de 2012 e 2016 para a Câmara Municipal. Nunes também é presidente municipal do MDB na capital paulista.