Topo

Doria exalta Covas e diz que PSDB foi grande vencedor das eleições em SP

Do UOL, em São Paulo

29/11/2020 20h32Atualizada em 29/11/2020 21h17

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), exaltou a vitória de seu aliado político na disputa das eleições de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), reeleito com 59,38% dos votos, destacando uma campanha sem radicalismos. Ainda afirmou que o partido foi o grande vencedor das eleições no estado de São Paulo.

"Quero destacar valores da democracia, valor de uma campanha bem feita, conduzida sob liderança do Bruno Covas, vencendo discriminação de uma doença. Soube conduzir a campanha sem fazer uso de fake news ou ataques", afirmou Doria durante o evento da vitória de Covas no diretório estadual do partido.

Bruno construiu vitória com programa de governo e própria trajetória. Essa é a grande politica que nós aplicamos e vamos continuar acreditando para um novo Brasil. Foi vitória do equilíbrio
João Doria (PSDB), governador de São Paulo

Doria ficou escondido durante praticamente toda a campanha de Covas, aparecendo apenas nos dias de votação do primeiro e do segundo turno. Ao longo do período eleitoral, o prefeito foi questionado sobre o fato de o correligionário, de quem herdou a Prefeitura em 2018 quando Doria saiu para se candidatar a governador, não aparecer em suas agendas ou programas de TV. Doria tem alta rejeição entre o eleitorado da capital, mas Covas sempre argumentou que só mostrava padrinho político quem não tinha feitos para apresentar durante a campanha.

Exaltação ao PSDB

O PSDB conquistou 521 prefeituras em todo Brasil, ficando em quarto lugar no ranking de partidos. Já no estado de São Paulo, o partido lidera com 172. Doria exaltou o partido e o colocou com domínio em nível nacional.

"[Quero] fazer agradecimento ao PSDB e sua militância, aqueles que sempre acreditaram no PSDB em São Paulo ou no Brasil. O PSDB foi de fato o grande vencedor das eleições no estado. Quase metade de todo eleitorado votou no PSDB. O domínio de quase todas as cidades. A nível nacional, o partido que reuniu o maior número de eleitores votando PSDB. Aos militantes, dirigentes de diretórios, nosso reconhecimento pelo trabalho e apoio ao Bruno na capital."

Vacina e críticas a Bolsonaro

A CoronaVac, vacina contra a covid-19 produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, também entrou no discurso político do governador. Ainda foram feitas críticas veladas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que é contrário à vacinação obrigatória e já negou os efeitos da doença.

"Quero também mencionar a necessidade de com a vacina imunizarmos os brasileiros e com isso salvaremos vidas, que vão ajudar na retomada econômica e do novo normal. Desde o início o governo nunca negou a ciência ou saúde. Não fomos negacionistas. Trabalhamos para proteger vidas e pessoas", ratifica.

Amanhã, dia seguinte à eleição, Doria deve anunciar a recolocação da Grande São Paulo no plano de quarentena do estado, com medidas mais restritivas.