Topo

SP: Urna é destruída em briga em seção na Mooca, e uma pessoa é presa

Marcelo Oliveira

Do UOL, em São Paulo

29/11/2020 17h31

Uma pessoa foi presa em uma seção eleitoral na Mooca, na zona leste de São Paulo, durante um desentendimento em que a urna eletrônica acabou danificada.

Este caso foi o incidente mais grave ocorrido no segundo turno das eleições em São Paulo. Uma segunda pessoa foi presa por crime de boca de urna em Taboão da Serra, na região metropolitana da capital.

O presidente do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior, não deu mais detalhes sobre as duas ocorrências.

Urnas substituídas

Segundo o boletim do TRE-SP das 17h, 205 urnas foram substituídas nas 16 cidades em que ocorreu o segundo turno no Estado — 143 na capital e 62 no interior.

Os incidentes causaram atrasos na 256ª zona eleitoral no Tucuruvi e na 253ª zona eleitoral no Tatuapé, onde a votação terminará pouco antes das 18h.

Em Ribeirão Preto, os trabalhos da 305ª zona eleitoral terminarão somente às 18h.

Apesar dos incidentes, o presidente do TRE-SP classificou o segundo turno das eleições municipais de 2020 como uma eleição muito tranquila e espera que a apuração esteja próxima do final por volta das 20h.

Voto de papel na zona leste

Na Vila Matilde, na zona leste da Capital, uma das urnas com defeito, na 347ª zona eleitoral, foi substituída por cédulas de papel. Foi o único caso em todo Estado e ocorreu na seção 196, zona 347, na EMEF Firmino Tibúrcio da Costa.

O número de urnas com problemas representa 0,56% de todas as 36.711 urnas usadas no segundo turno no Estado.

Você utiliza a Alexa? O UOL é o parceiro oficial da assistente de voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados das últimas pesquisas eleitorais e dos resultados do 2º turno. Para saber sobre a eleição na sua cidade com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, qual é o resultado da pesquisa eleitoral em São Paulo?", por exemplo, ou "Alexa, quem ganhou a eleição no Rio de Janeiro?". Nos encontramos lá!