Topo

Ciro Gomes diz que mantém candidatura em importante pronunciamento à nação

Ciro Gomes (PDT) disse que fará anúncio "importante à nação" - Francisco Cepeda /SBT/Divulgação
Ciro Gomes (PDT) disse que fará anúncio "importante à nação" Imagem: Francisco Cepeda /SBT/Divulgação

Tiago Minervino

Colaboração para o UOL, em Maceió

25/09/2022 23h01Atualizada em 26/09/2022 10h42

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) anunciou hoje que irá manter a candidatura durante discurso. Ontem, ele havia anunciado que faria um "importante pronunciamento à nação", fazendo mistério quanto ao tema, dizendo apenas que apresentará um "manifesto" às 10h.

Ao UOL, a campanha de Ciro Gomes já havia garantido que "de forma alguma" o anúncio prometido pelo ex-ministro seja para falar sobre a "desistência". "De forma alguma. Não [tem nada a ver com] desistência", afirmou.

Em queda nas pesquisas eleitorais de intenção de voto, Ciro ainda se mantém em terceiro lugar na disputa pelo Palácio do Planalto.

Nos últimos dias, o pedetista foi pressionado por ex-apoiadores e personalidades políticas da América Latina a desistir do pleito em prol do voto útil na candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera a disputa e tem chances de vitória no primeiro turno.

No sábado (24), durante o debate promovido por um pool de veículos de imprensa, Ciro se irritou ao ser questionado sobre o voto útil em Lula e disse que esse tipo de questionamento é uma "falta de respeito" com sua candidatura.

Na semana passada, o candidato do PDT reclamou publicamente de ex-apoiadores, como os cantores Tico Santa Cruz e Caetano Veloso, que declararam voto no petista. Segundo o ex-ministro, os artistas simbolizam aqueles eleitores que não estão preocupados com o pós-eleição porque "já estão com a vida ganha".

Ciro é criticado por conversa com Fábio Faria

Durante o intervalo do debate com os postulantes à presidência da República neste final de semana, Ciro Gomes foi flagrado em tom amistoso com o ministro das Comunicações Fábio Faria.

No vídeo, é possível ver que Ciro cumprimenta Fábio Faria e conversa com o ministro. Em seguida, Faria segue para dizer algo ao presidente Jair Bolsonaro (PL) —que tenta a reeleição. Nas redes sociais, a gravação rendeu comentários de desaprovação e questionamentos sobre uma possível aproximação entre Ciro e Bolsonaro.

Ao UOL, Faria afirmou que "ninguém combina algo em frente às câmeras". Disse também que o "único combinado do debate foram os ataques dos candidatos e dos convidados ao Bolsonaro". O ministro não revelou o que conversou com o candidato Ciro Gomes.

A reportagem procurou também a campanha de Ciro Gomes, mas não obteve resposta.

Ciro negou docilidade com Bolsonaro

Nos intervalos do debate, Ciro e Bolsonaro também trocaram sorrisos. Uma outra imagem também viralizou de ontem para hoje: nela, o pedetista cobre a boca e cochicha com o presidente.

Após o programa, na saída, Ciro afirmou ao jornal o Estado de S.Paulo que falou sobre uma das intervenções do presidente quando tapou a boca com as mãos: "Eu dizia a ele que Soraya não havia citado o nome dele em seu pedido de resposta".

Na mesma ocasião, Ciro negou docilidade com Bolsonaro —e aproveitou para atacar Lula. "Isso é canalhice do Lula e do PT, que tinha a oportunidade de enfrentar o fascismo. O fascista veio aqui e o falso democrata se ausenta. Como se enfrenta o fascismo? Na cabeça das pessoas. E porque ele não veio aqui, são iguaizinhos."

A mulher do pedetista, Gisele, também opinou. "Ele foi simpático com Bolsonaro na resposta que deu a ele, na resposta sobre a corrupção", disse, em tom irônico. Ciro citou casos da gestão Bolsonaro que, segundo ele, são "mal explicados", além dos imóveis comprados em dinheiro vivo pela família do presidente.

No Twitter, a equipe do pedetista alegou que "os canalhas da mentira e da manipulação usaram essa imagem [em que ele esconde a boca] para difamar Ciro" e que, na verdade, ele estava reprimindo Bolsonaro.