Topo

José Roberto de Toledo

Toledo: Adversários de Lula deram mais visibilidade ao petista com ataques

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/09/2022 23h46Atualizada em 30/09/2022 02h44

Durante a Análise do Debate realizada pelo UOL, o colunista José Roberto de Toledo avaliou que o primeiro bloco do debate presidencial realizado pela Globo foi benéfico para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Toledo questionou a estratégia dos outros candidatos perante o petista, uma vez que Lula acabou com o protagonismo e maior tempo de fala durante a primeira parte do debate.

"Cometeram um erro estratégico grave de ficar atacando Lula e dando tempo para ele aparecer. Quanto mais o Lula aparece, melhor para ele porque no direito de resposta ele não tem que responder nada, ele pode falar o que ele quiser", avaliou.

"Acho que há um erro estratégico grave dos adversários e acho que as duas mulheres [Simone Tebet e Soraya Thronicke] se saíram bem também", completou.

O colunista do UOL também analisou a participação do presidente Jair Bolsonaro (PL), dizendo que ele falou para sua própria bolha e não conseguiu convencer novos eleitores a votarem nele devido ao seu tom agressivo.

"Acho que a estratégia do Bolsonaro é aquela que a gente já discutiu no programa Análise de Pesquisas. Ele vai ganhar se os outros não forem votar. Ele está jogando nisso e sabe que não terá a maioria nunca, ele está tentando transformar a minoria dele em algo proporcionalmente maior. Ele não veio para ganhar um voto novo sequer", concluiu.

Debate Globo: Lula foi o candidato que se saiu melhor no 1º bloco do debate, analisa Oyama

"Está muito bom para o Lula principalmente. Acho que até agora foi o que se saiu melhor e está muito preparado, sem dúvidas. Ele não deixou passar uma por debaixo da perna", analisou a colunista do UOL Thaís Oyama.

Ela também destacou os vários embates do debate, sobretudo entre Bolsonaro e Lula, afirmando que o destaque ficou para os protagonistas da corrida eleitoral.

"Acho que em termos de debate até agora é um sucesso, deve ter sido um sucesso de audiência porque foi quente do começo ao fim. Ele deu destaque para os protagonistas, os favoritos é que saíram ganhando".

Por fim, Oyama também falou sobre a participação de Ciro Gomes (PDT), que segundo ela, foi quem saiu perdendo na primeira rodada de embates entre os candidatos. "Ciro Gomes ficou apagado, teve um segundo de exposição na primeira pergunta, em que ele se saiu mal. Na minha opinião, o ex-presidente Lula se saiu muito bem e ele [Ciro] ficou meio desconcertado porque não esperava que o Lula fosse reagir com essa eloquência que ele reagiu".

Toledo: Debate pode aumentar dispersão de votos e contribuir para 2º turno

"Acho que um possível efeito, não sou o Padre Kelmon para prever o futuro, mas a impressão que me dá é que isso vai eventualmente aumentar a dispersão dos votos. Talvez o Ciro perca, não acho que o Lula perdeu, mas tampouco acho que tenha ganho, então talvez o debate tenha contribuído para que a eleição vá para o 2º turno", disse o colunista do UOL José Roberto de Toledo.

Ele também afirmou que Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil) podem ser as grandes beneficiadas do debate, aumentando o percentual de votos que receberão no próximo domingo (2).

"Acho que quando você dá uma janela desse tamanho, com essa audiência enorme que teve esse debate para a Soraya e para a Simone, e até para esse palhaço [Padre Kelmon], você corre o risco, ou no caso delas tem uma oportunidade grande, de consolidar os pontos que elas já tem e eventualmente até ganhar um pontinho a mais. Como a quantidade de votos em candidatos é determinante para os votos válidos, se o Lula não ganhar nada e os outros ganharem, ele perdeu".

Confira a íntegra da Análise do Debate realizada pelo UOL: