'Muita água para rolar', diz candidato em Guarulhos preterido por Bolsonaro
Carla França
Colaboração para o UOL, em São Paulo
22/08/2024 19h18
O candidato à Prefeitura de Guarulhos Lucas Sanches (PL) afirmou não entender por que o ex-presidente Jair Bolsonaro, do seu partido, está apoiando seu rival na cidade. Sanches ainda tem esperança, porém, de conseguir o apoio do ex-presidente. O candidato participou de sabatina promovida pelo UOL e pelo jornal Folha de S.Paulo, exibida nesta quinta-feira (22).
O que aconteceu?
Sanches tem enfrentado críticas e rivalidades internas no PL. Ele tenta garantir uma vaga no segundo turno, numa disputa com Jorge Wilson (Republicanos), o Xerife do Consumidor, candidato do governador Tarcísio de Freitas e apoiado por Bolsonaro.
Sanches (14%) aparece na terceira posição em pesquisa Real Time Big Data divulgada na terça-feira (20). Elói Pietá (Solidariedade) lidera com 22%, empatado tecnicamente com Wilson, com 22%. Em seguida, vem Alencar Santana (PT), com 9%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Relacionadas
Sanches se manteve neutro na eleição presidencial de 2022 por determinação de seu partido à época, o Progressistas. Isso teria motivado Bolsonaro a dar o troco nesta disputa.
"Às vezes, tem de respeitar decisões partidárias", disse Sanches. O candidato que tem ao seu lado Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado estadual André do Prado.
Questionado sobre como esclarecer essa confusão para o eleitor, Sanches afirmou que nem Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente, entende a aproximação do pai com o seu adversário. "Nunca mudei de lado, sempre fui contra o PT, diferentemente do meu adversário [Wilson] e do atual prefeito [Guti], afirmou.
A gente sabe aqui a situação do Xerife do Consumidor, sendo candidato do mesmo partido do Tarcísio. Isso influencia, tanto que por isso não existe uma aproximação ainda, reforço o 'ainda', porque tem muita água para rolar. Na convenção do Xerife, o Bolsonaro estava ali e não estava à vontade.
Lucas Sanches, na sabatina UOL/Folha
O candidato também expressou arrependimento por ter sido parte do Movimento Brasil Livre (MBL). Também afirmou que está disposto a dialogar com todas as partes, inclusive com o presidente Lula, para governar Guarulhos de forma eficiente.
Eu mesmo fui o cara que me arrependi muito de ter feito parte desse movimento, por mais que tenha sido por um curto período de prazo, porque ele prega justamente uma ilusão e uma hipocrisia para pessoas que acreditam realmente na direita.
Lucas Sanches, na sabatina UOL/Folha
Acusação de tentativa de homicídio
Sanches nega ter sido o mandante do espancamento e da tentativa de homicídio de dois ex-assessores. Em boletim de ocorrência registrado no 5º DP de Guarulhos, os jornalistas Caíque Marcatt e Valdir Pimenta Junior acusaram Sanches pelas agressões, ocorridas em 5 de agosto. No mesmo dia, os dois teriam discutidos com integrantes da campanha de Sanches.
Indagado, o candidato garantiu que não conhece um vendedor preso por tentativa de homicídio contra Marcatt. Matheus Henrique Barbeiro Garreti Marinho foi preso no dia 13, a pedido da juíza Patrícia Padilha, da Vara de Plantão do Fórum de Guarulhos.
Não, não conheço, como disse, eu sou o maior interessado em que as investigações sejam feitas, aceleradas, inclusive, contra mim. Porque eu fiz um boletim de ocorrência, fui ameaçado duas vezes na região do Pimentas
Lucas Sanches, na sabatina UOL/Folha
Propostas para a cidade
Sanches diz que pretende criar centros de diagnóstico com ultrassom em Unidades Básicas de Saúde e implementar a telemedicina como forma de desafogar os hospitais da região.
Para um problema complexo não existe uma solução simples. São várias ações, então a gente vai fazer essas várias ações, vamos reestruturar a saúde e dar um atendimento digno para todas as famílias de Guarulhos
Lucas Sanches, na sabatina UOL/Folha
Na área de trânsito e mobilidade urbana, o candidato afirmou que investirá em obras, como viadutos, alargamento de vias e semáforos inteligentes. Sua alinhamento ideológico com o governo estadual, diz, será crucial para avançar projetos como a expansão do metrô e da CPTM na cidade.
O diálogo com o governo do estado vai ser o melhor possível, até porque já existe um alinhamento ideológico. Mesmo a gente não estando junto neste momento, que é o primeiro turno, entendo que Guarulhos tem duas eleições. Existe a possibilidade, que é grande, de o Tarcísio vir para o PL, inclusive
Lucas Sanches, na sabatina UOL/Folha
Indagado sobre o aumento de cracolândias em Guarulhos, ele afirmou que a área mais afetada da cidade faz divisa com a capital e, portanto, a solução deve envolver colaboração com o próximo prefeito de São Paulo. Sanches ressaltou a importância de não transferir responsabilidades entre os municípios, mas defende que o problema seja enfrentado de forma conjunta.
Embora a segurança pública não seja responsabilidade direta da prefeitura, Sanches planeja aumentar o número de agentes da guarda municipal. Também promete implementar um plano de valorização salarial e de carreira para os profissionais da área.
Sanches propõe concluir as obras do Thomeuzão, o principal ginásio de Guarulhos, que está inacabado há mais de uma década. Além disso, pretende construir 30 campos sintéticos, dois centros olímpicos e um grande parque no bairro Pimentas, o mais populoso da cidade.
Engenheiro Civil, Lucas Sanches tem 28 anos e é vereador de Guarulhos desde 2020, quando foi eleito com 4.851 votos pelo Partido Progressista (PP). Em 2022, tentou se eleger deputado federal já pelo PL, mas obteve 40.881 votos e não foi eleito.
Sabatinas UOL e Folha
A sabatina foi conduzida por Priscila Camazano, da Folha, com participação dos repórteres Saulo Pereira Guimarães, do UOL, e Ana Luiza Albuquerque, da Folha de S.Paulo.
Na segunda-feira (19), foi exibida e entrevista com Elói Pietá (Solidariedade). Na sexta (23), também às 18h30, será a vez de Jorge Wilson (Republicanos).
A série de sabatinas está ouvindo os principais candidatos de 18 cidades do país. As entrevistas têm transmissão pela Internet, nos sites e nos perfis das redes sociais do UOL e da Folha de S.Paulo.
Além de Guarulhos, já passaram pelas sabatinas candidatos de 11 cidades:
- Belo Horizonte: com Fuad Noman (PSD) e Rogério Correia (PT);
- Salvador: Bruno Reis (União) e Kleber Rosa (PSOL);
- Porto Alegre: Thiago Duarte (União Brasil) e Maria do Rosário (PT);
- Recife: João Campos (PSB), Gilson Machado (PL) e Daniel Coelho (PSD);
- São Paulo: Pablo Marçal (PRTB), Guilherme Boulos (PSOL), Ricardo Nunes (MDB) e José Luiz Datena (PSDB) e Tabata Amaral (PSB);
- Curitiba: Ney Leprevost (União), Eduardo Pimentel (PSD) e Luciano Ducci (PSB);
- Fortaleza: José Sarto (PDT) e Capitão Wagner (União Brasil);
- Maceió: Rafael Britto (MDB) e Lobão (Solidariedade);
- Rio de Janeiro: Tarcísio Motta (PSOL) e Alexandre Ramagem (PL);
- Manaus: Marcelo Ramos (PT) e David Almeida (Avante);
- Santo André (SP): Bete Siraque (PT), Luiz Zacarias (PL) e Gilvan Júnior (PSDB).
As convenções partidárias tiveram início em 20 julho e o prazo para oficialização das candidaturas terminou em 5 de agosto. As eleições municipais ocorrem em 6 de outubro, com segundo turno marcado para o dia 27.