'Sou de centro-direita', diz candidato anti-PT em SBC com vice bolsonarista
Carla França
Colaboração para o UOL
30/08/2024 19h19
Candidato à Prefeitura de São Bernardo do Campo, Alex Manente (Cidadania) afirmou que, embora "não seja bolsonarista", confia no apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, que indicou seu vice, ex-segurança de um dos filhos de Bolsonaro, para vencer o PT nas urnas. Ele participou de sabatina promovida pelo UOL e pelo jornal Folha de S.Paulo, exibida nesta sexta-feira (30).
O que aconteceu
Líder nas pesquisas de intenção de votos, Manente (26%) disputa e prefeitura pela quarta vez. Está empatado tecnicamente com Flávia Morando (União), sobrinha do atual prefeito, Orlando Morando (PSDB), com 23%, de acordo com pesquisa Real Time Big Data divulgada no início de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais. Luiz Fernando Teixeira (PT) e Marcelo Lima (Podemos) aparecem em seguida, ambos com 16%.
Manente é apoiado pelo PL e pelo ex-presidente Bolsonaro, que indicou Paulo Eduardo (PL) para vice. Conhecido como Paulo Chuchu, ele é ex-assessor e ex-segurança do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Foi o responsável pela sessão solene para a entrega de título de cidadão de São Bernardo a Jair e Eduardo, em novembro do ano passado.
Relacionadas
Apesar do apoio e de destacar o papel do vice quando questionado sobre planos de governo, Manente diz que não é "de fato, um bolsonarista". Ele se define como um político de centro-direita, que soma aliados (PSDB, PL, PSD, PP e Solidariedade) para impedir a volta do PT na cidade.
Deputado federal em terceiro mandato, o candidato afirmou estar "muito satisfeito com o governador Tarcísio de Freitas". Já em relação ao governo federal, afirmou que "não seremos inimigos", mas que vai cobrar o presidente Lula. São Bernardo do Campo é considerado o berço do PT.
Lula tem obrigação com a cidade, não é ele que a conhece tão bem?
Alex Manente na sabatina promovida pelo UOL/Folha de S. Paulo
Agora rival da candidata do atual prefeito, o deputado foi questionado sobre seu apoio a Morando num passado recente. Os dois compartilham o eleitorado antipetista na cidade. Manente justificou o apoio dizendo que se tratava de uma situação incomum, durante a pandemia.
Poupatempo para agilizar sistema de saúde
O candidato disse que pretende conhecer o usuário do sistema de saúde público para trabalhar com prevenção. Entre os planos, mencionou a criação do Poupatempo da saúde para zerar a fila de exames, consultas com especialistas e cirurgias de pequeno porte.
Não é falta de dinheiro, a cidade tem um orçamento de R$ 7 bilhões por ano. É falta de gestão efetiva
Alex Manente (Cidadania), durante sabatina UOL/Folha de S.Paulo
Vice bolsonarista na luta contra a criminalidade
O candidato afirmou que quer assumir a responsabilidade para combater a criminalidade no município usando inteligência e tecnologia.
A prefeitura chamará para si, sim, a responsabilidade pela segurança pública da cidade
Alex Manente (Cidadania), durante sabatina UOL/Folha de S.Paulo
Ele citou diversas vezes sua confiança no vice para atuar na área. Paulo Eduardo é policial civil.
Quero 100% do território monitorado por câmeras e integração das forças policiais.
Alex Manente (Cidadania), durante sabatina UOL/Folha de S.Paulo
Em relação a políticas voltadas para a mobilidade urbana, Manente afirmou que já iniciou diálogo com o governador Tarcísio sobre o metrô, para integração metropolitana.
Formado em Direito, Manente tem 45 anos e iniciou a carreira política aos 25, como vereador. Foi deputado estadual e, em 2022, foi eleito deputado federal pela terceira vez, pelo Cidadania, com 196 mil votos. Ele já concorreu a prefeito de São Bernardo três vezes, sendo derrotado em 2008, 2012 e 2016.
A sabatina foi conduzida por Priscila Camazano, da Folha, com participação dos repórteres Rafael Neves, do UOL, e Artur Rodrigues, da Folha de S.Paulo.
Sabatinas em 18 cidades
O UOL e a Folha estão recebendo os principais candidatos à prefeitura de 18 cidades do país.
Além de Manente, em SBC, já foram entrevistados os candidatos Luiz Fernando Teixeira (PT), na segunda-feira (26), e Marcelo Lima (Podemos), na quinta-feira (29).
Também já aconteceram as sabatinas em:
- Belo Horizonte: com Fuad Noman (PSD) e Rogério Correia (PT);
- Salvador: com Bruno Reis (União) e Kleber Rosa (PSOL);
- Porto Alegre: com Thiago Duarte (União Brasil) e Maria do Rosário (PT);
- Recife: com João Campos (PSB), Gilson Machado (PL) e Daniel Coelho (PSD);
- São Paulo: com Guilherme Boulos (PSOL), Ricardo Nunes (MDB) e José Luiz Datena (PSDB). A pré-candidata Tabata Amaral foi sabatinada pelo UOL;
- Curitiba: Ney Leprevost (União), Eduardo Pimentel (PSD) e Luciano Ducci (PSB);
- Fortaleza: José Sarto e Capitão Wagner (União Brasil);
- Maceió: Rafael Brito(MDB) e Lobão (Solidariedade);
- Rio de Janeiro: Tarcísio Motta (PSOL) e Alexandre Ramagem (PL);
- Manaus: Marcelo Ramos (PT) e David Almeida (Avante);
- Santo André: Bete Siraque (PT), Luiz Zacarias (PL) e Gilvan Júnior (PSDB);
- Guarulhos: Lucas Sanches (PL), Elói Pietá (Solidariedade) e Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos).
Ainda acontecerão as sabatinas de Osasco, Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto e São José dos Campos.
Também haverá um debate com candidatos em São Paulo com as melhores colocações em pesquisa Datafolha. O encontro no primeiro turno será em 30 de setembro, às 10h. Caso haja segundo turno, haverá outro em 21 de outubro, também às 10h.