Candidato do PT fala em 'redenção' do partido em São Bernardo do Campo (SP)

O candidato à Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP) Luiz Fernando Teixeira (PT) afirmou que o PT chegou ao fundo do poço, mas "houve uma redenção" em 2022, quando os candidatos do partido ganharam as eleições na cidade. Ele participou de sabatina promovida pelo UOL e pela Folha de S.Paulo, exibida nesta segunda-feira (26).

O que aconteceu?

Berço do PT e da vida política do presidente Lula, São Bernardo do Campo é estratégica para o partido. O partido agora tenta recuperar o poder na cidade que governou por 24 anos, entre

Chegamos ao fundo do poço em 2022, mas logo Lula foi solto, e não tem mais essa de 'chefe de quadrilha'
Luiz Teixeira (PT), na sabatina UOL/Folha

O candidato se refere às derrotas do atual ministro do Trabalho, Luiz Marinho. Ele concorreu ao governo do estado e depois à prefeitura na época do impeachment da presidente Dilma Rousseff, do auge da operação Lava Jato e da prisão do presidente Lula. Marinho já foi prefeito da cidade por dois mandatos (2009-2016).

Houve uma redenção sobretudo na cidade de São Bernardo do Campo. O presidente Lula ganhou a eleição em São Bernardo do Campo, Haddad ganhou a eleição para governador aqui, Márcio França ganhou a eleição para o Senado e as nossas chapas saíram vencedoras na cidade também nos resultados proporcionais para [deputados] federal e estadual.
Luiz Teixeira (PT), na sabatina UOL/Folha

Empresário, sem origem sindical e evangélico, Teixeira é desconhecido de metade dos eleitores da cidade. Mas diz acreditar que reverterá o jogo por ser o candidato do presidente Lula. "O desafio é que tenho que ficar mais conhecido", diz.

Teixeira aparece empatado em terceiro lugar com Marcelo Lima (Podemos) em pesquisa Real Time Big Data do início de agosto, ambos com 16%. Na liderança, há empate técnico entre o deputado federal Alex Manente (Cidadania), com 26%, e a comerciante Flávia Morando (União), sobrinha do atual prefeito, Orlando Morando (PSDB), com 23%. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Deputado estadual, o candidato é adversário do governo Tarcísio de Freitas na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), mas diz ter um bom relacionamento com os secretários. Afirma também que a aliança Lula/Alckmin o motivou a escolher seu vice, Dr. Dib, do PSB, mesmo partido do vice-presidente. Além disso, diz que Alckmin será atuante em sua campanha, independentemente de Lula.

Propostas para São Bernardo do Campo

O candidato mencionou como propostas para a saúde a reestruturação do setor no município. Também prometeu investir em telemedicina para zerar as filas dos hospitais e construir mais Unidades Básicas de Saúde (UBS) em regiões afastadas.

Continua após a publicidade

Teixeira foi indagado sobre seu posicionamento em relação às dificuldades de mulheres fazerem aborto legal nos hospitais públicos da região. Ele, que é evangélico, afirmou que não é assunto municipal e, pessoalmente, é contrário ao direito ao aborto.

O candidato criticou a gestão João Doria (PSDB), por ter enterrado o "sonho antigo do ABC" de ter Metrô. Doria rescindiu um contrato que já tinha sido assinado durante a gestão Alckmin, e depois o atual prefeito, diz, abortou de vez o plano.

Tenho aberto portas da União para o governo. Vamos trazer o Metrô, juntos com o governo do estado e o governo Federal
Luiz Teixeira (PT), na sabatina UOL/Folha

Teixeira prometeu rever todos os contratos, diminuir o tamanho da prefeitura e investir no aumento da receita para resolver o endividamento da cidade.

Outras promessas são fomentar o retorno de indústrias, entre elas a da defesa e da saúde, e criar um polo tecnológico local. Além disso, quer apostar em turismo, já que a cidade está em área de Mata Atlântica e próxima do aeroporto de Guarulhos, uma oportunidade para absorver a demanda de eventos corporativos que lotam a capital.

Vamos fazer a reindustrialização de SBC
Luiz Teixeira (PT), na sabatina UOL/Folha

Continua após a publicidade

O deputado disse ser a favor do monitoramento por câmeras, inclusive nas fardas dos policiais, com patrulhamento mais efetivo e ostensivo nas ruas. "Vamos instalar câmeras na cidade toda, uma solução no mundo todo", disse. Teixeira afirmou ainda que pretende fazer um trabalho preventivo disputando as crianças com o tráfico de drogas por meio da educação. "Tem que atuar na base", afirmou.

Aos 61 anos, Luiz Fernando Teixeira está no terceiro mandado como deputado estadual pelo PT. É irmão do deputado federal Paulo Teixeira, atual ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do governo Lula.

Começou na política em Águas da Prata, cidade no interior onde o pai e o irmão mais velho foram prefeitos. Mudou-se para São Bernardo em 1992 e participou da coordenação da candidatura do então ministro Luiz Marinho à prefeitura. Também foi presidente do clube de futebol da cidade, o São Bernardo Futebol Clube.

A sabatina foi conduzida por Priscila Camazano, da Folha, com participação dos repórteres Rafael Neves, do UOL, e Artur Rodrigues, da Folha de S.Paulo.

Sabatina em 18 cidades

O UOL e a Folha estão recebendo os principais candidatos à prefeitura de 18 cidades do país. Nesta semana, também serão entrevistados os candidatos à prefeito de São Bernardo do Campo Marcelo Lima (Podemos), às 18h30 de quinta-feira (29), e Alex Manente (Cidadania), no mesmo horário de sexta (30).

Continua após a publicidade

As entrevistas têm transmissão pela internet, nos sites e nos perfis das redes sociais do UOL e da Folha de S.Paulo.

Além de São Bernardo do Campo, já aconteceram as sabatinas de:

As eleições municipais ocorrem em 6 de outubro, com segundo turno marcado para o dia 27.

Deixe seu comentário

Só para assinantes