Topo

Investigadores estariam convencidos de intervenção manual em voo da Malásia

Do UOL, em São Paulo

13/03/2014 20h59

Autoridades americanas que auxiliam nas buscas pelo voo desaparecido há quase uma semana da Malaysia Airlines estariam convencidos de que pode ter havido uma “intervenção manual” --ou seja, um ato deliberado-- no incidente com a aeronave.

As suspeitas foram reveladas nesta quinta-feira (13), depois que dois oficiais que compõem a equipe disseram à rede de TV “ABC News” que já é sabido que o desligamento dos dois sistemas de comunicação da aeronave aconteceram em momentos diferentes, e não simultaneamente.

10 misteriosos desastres aéreos

  • AP

Pelo relato dos oficiais, investigações indicam que o sistema de comunicação de dados foi desligado à 1h07; já o transponder --equipamento que revela localização e altitude do voo-- parou de funcionar em seguida, à 1h21.

Ainda de acordo com os investigadores, os dois modos de comunicação do avião foram "sistematicamente desligados."

Isso indica, diz reportagem da “ABC”, que a equipe americana de investigação está “convencida de que houve intervenção manual (em ambos os casos)”.

Para o consultor de aviação John Nance, ouvido pela rede “ABC”, esses resultados podem indicar que o desligamento dos equipamentos pode ter sido feito um ato “deliberado”, e não fruto de uma eventual avaria.