Topo

Avião da Malaysia Airlines caiu no mar, diz Vietnã

Do UOL, em São Paulo

08/03/2014 02h40Atualizada em 14/04/2014 20h11

A Marinha do Vietnã informou neste sábado (8) que o avião da Malaysia Airlines que desapareceu com 239 pessoas a bordo caiu próximo do litoral da ilha vietnamita de Tho Chu, no sul do país.

O Alto Comando da Marinha vietnamita acrescentou em comunicado que o avião caiu nas águas do Golfo da Tailândia, entre a Malásia e o Vietnã, a cerca de 300 quilômetros da ilha de Tho Chu, na província vietnamita de Kien Giang, segundo o site "Tuoi Tre". A Marinha do Vietnã disse que está preparada para iniciar as operações de busca e resgate.

Onde fica a Malásia

O diretor do centro de coordenação de emergências do Vietnã, Pham Hien, disse antes ao site VnExpress que o avião foi detectado a cerca de 220 quilômetros do litoral da província de Ca Mau, também no sul do país.

Pham informou que as equipes de resgate têm duas embarcações prontas para se dirigir ao local.

As autoridades chinesas também enviaram dois navios ao Mar do Sul da China para ajudar nos trabalhos de busca e resgate.

A companhia aérea Malaysia Airlines disse que desconhece a posição de seu avião e evitou confirmar se o mesmo caiu no mar, segundo informaram a imprensa e algumas autoridades do Vietnã.

"Estamos trabalhando com as autoridades internacionais na missão de busca e resgate e às 14h locais (3h de Brasília) do dia 8 de março de 2014 não temos nenhuma informação sobre a posição do avião", disse a companhia aérea em seu último comunicado.

Avião decolou de Kuala Lumpur com 239 pessoas

O avião, um Boeing 777-200, perdeu contato com o controle de tráfego aéreo depois de deixar a capital malaia, Kuala Lumpur, informou a Malaysia Airlines. Em nota, a empresa declarou que o voo MH370 desapareceu às 2h40 de sábado, horário local (15h40 de sexta em Brasília). Não há brasileiros confirmados a bordo.

A aeronave deixou Kuala Lumpur logo após a meia-noite de sexta-feira, com previsão de chegada a seu destino às 6h30 de sábado, no horário local (19h30 de sexta, em Brasília). O contato foi perdido quando a aeronave estava sobre o espaço aéreo do Vietnã.

"Nossa equipe está chamando parentes dos passageiros e tripulantes. O foco da companhia aérea é trabalhar com os socorristas e autoridades de emergência e mobilizar todo o seu apoio," disse mais cedo Ahmad Jauhari Yahya, CEO da Malaysia Airlines, em um comunicado.

Autoridades do aeroporto colocaram um aviso por escrito pedindo a parentes e amigos dos passageiros para que se reunissem em um hotel a cerca de 15 quilômetros do aeroporto para esperar por mais informações, e ofereceu um serviço de transporte.

Todos os países na trajetória prevista do voo realizaram uma "busca por comunicação e rádio", disse John Andrews, vice-chefe da agência de aviação civil das Filipinas.

A Boeing informou em seu site que acompanha de perto a situação e destacou que "nossos pensamentos estão com as pessoas a bordo".

Segundo o comunicado divulgado no site da companhia, o avião transportava 227 passageiros, entre eles duas crianças, e uma tripulação de 12 pessoas. São 153 chineses --incluída uma criança--, 38 malaios, 12 indonésios, sete australianos, quatro americanos --incluída uma criança--, três franceses, dois neozelandeses, dois ucranianos, dois canadenses, um russo, um holandês, um austríaco, um italiano e um cidadão de Taiwan.

Outros casos

O 777-200, um grande jato de passageiros de apenas duas turbinas, tem um histórico extremamente confiável. Os aviões da Malaysia Airlines também têm registro de poucos acidentes.

Um dos pequenos Twin Otter, operado pela MASwings, caiu no Estado malaio de Sabah, na ilha de Bornéus, em outubro passado. Morreram o copiloto e um passageiro. Em 1977, um jato se acidentou no sul da Malásia. Todos os 93 passageiros e sete tripulantes morreram. (Com agências internacionais)