Topo

Amigo de Tsarnaev pode pegar até 20 anos de prisão por 'impedir investigação'

Do UOL, em São Paulo

21/07/2014 15h08

O ex-estudante Azamat Tazhayakov, amigo de Dzhokar Tsarnaev (um dos acusados da explosão na Maratona de Boston, em 2013), foi condenado nesta segunda-feira (21) pela Corte Federal norte-americana por obstrução de Justiça e conspiração para a obstrução de Justiça ao impedir a investigação sobre seu então colega de faculdade.

Tazhayakov enfrenta sentença de prisão de até 20 anos por obstrução de Justiça e de até cinco anos de prisão pela acusação de conspiração. A decisão final está marcada para o dia 16 de outubro, de acordo com informações do jornal “Boston Globe”

O júri composto por 12 integrantes chegou ao veredito após 15 horas de deliberações, durante três dias de julgamento.

Esse é o primeiro caso relacionado ao atentado em Boston que vai a julgamento. A condenação diz respeito à mochila de Tsarnaev, que teria sido retirada de seu quarto pelo amigo Tazhayakov dias após a explosão de bombas caseiras perto da linha de chegada da maratona, em abril do ano passado. A bolsa continha fogos de artifício, um pote de vaselina e um pen drive. O júri decidiu que o rapaz não é culpado das acusações sobre a retirada de um laptop do mesmo quarto.

Segundo a promotoria, Tazhayakov conspirou com outro estudante, Dias Kadyrbayev, quando os dois entraram no dormitório de Tsarnaev na noite de 18 de abril de 2013, horas após o FBI divulgar fotos dos dois irmãos suspeitos de provocar as explosões.

Enquanto Kadyrbayev removia a mochila e o computador, Tazhayakov sabia o que estava acontecendo e levou o plano adiante para proteger Tsarnaev.

A defesa alega que Tazhayakov não sabia o que Kadyrbayev estava fazendo naquela noite e que cooperou quando foi ouvido pelas autoridades, além de ter respondido a perguntas do FBI sem estar acompanhado de um advogado e de não ter se comportado como alguém que intenciona obstruir a investigação.