Topo

Líder norte-coreano aparece em público pela 1ª vez desde 3 de setembro

Do UOL, em São Paulo

13/10/2014 19h07

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, visitou um bairro residencial recém-construído e um prédio científico, segundo reportagem da imprensa estatal desta terça-feira (14) --horário local--, na sua primeira aparição pública desde 3 de setembro.

A ausência pública prolongada de Kim, de 31 anos, alimentou especulação sobre sua saúde e sua liderança na nação com capacidade nuclear.

Firme no poder

Kim Jong Un está firme no controle de seu governo, apesar de ter machucado a perna durante um exercício militar, disse um fonte com acesso à liderança norte-coreana, minimizando as especulações a respeito da saúde e do comando da nação.

A última vez que Kim havia aparecido publicamente foi quando ele compareceu a um concerto com sua mulher em 3 de setembro.

Nos dois últimos anos, Kim comemorou o aniversário da fundação do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, no dia 10 de outubro, com uma visita após a meia-noite ao mausoléu de Pyongyang, onde os corpos de seu pai e seu avô estão enterrados.

Mas a reportagem da KCNA, agência de notícias estatal, não citou o nome de Kim na lista de autoridades partidárias e militares de primeiro escalão que compareceram a um evento no mausoléu. Um cesto de flores do líder foi posto no local, relatou a agência.

“Ele ordenou que todos os generais participassem dos exercícios e ele também participou. Eles rastejaram e correram e rolaram, e ele estirou um tendão”, afirmou a fonte à Reuters sob condição de anonimato.

“Ele machucou o tornozelo e o joelho aproximadamente no fim de agosto ou início de setembro, enquanto treinava, porque está acima do peso. No começo ele saiu mancando, mas o machucado piorou”, disse a fonte. (Com Reuters)