OCDE decide encerrar processo de adesão da Rússia
A OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico) anunciou que encerrou o processo de adesão da Rússia ao grupo. Em comunicado divulgado hoje, a organização composta pelos países ricos e em desenvolvimento mais avançados do mundo condena "com a maior firmeza a agressão em grande escala da Rússia contra a Ucrânia".
"A OCDE se mantém firme em sua solidariedade com o povo ucraniano. O Conselho decidiu reforçar o apoio da OCDE ao governo democraticamente eleito da Ucrânia", diz o comunicado.
Além disso, a OCDE anunciou o fechamento do seu escritório em Moscou, em resposta pela invasão da Ucrânia.
Há, também, uma ordem para que o Secretário-Geral não celebre novos acordos de contribuições voluntárias com a Rússia, bem como tome "todas as medidas necessárias para interromper quaisquer projetos financiados por contribuições voluntárias da Rússia, que ainda não começaram".
ONU pede 'acesso seguro e livre' à Ucrânia para ajuda humanitária
A ONU (Organização das Nações Unidas) quer "acesso seguro e livre" para oferecer ajuda humanitária na Ucrânia. O pedido foi feito pelo subsecretário-geral para assuntos Humanitários, Martin Griffiths, em entrevista coletiva hoje.
"Os trabalhadores humanitários devem poder desfrutar de 'proteção' ao levar ajuda à população 'em todas as regiões da Ucrânia afetadas por conflitos', disse ele.
A organização demonstrou estar "gravemente preocupada" com a situação na Ucrânia. A ONU tem recebido relatos crescentes de vítimas civis, disse a porta-voz da Alta Comissária para os Direitos Humanos, Ravina Shamdasani.
"Os civis estão aterrorizados com uma nova escalada, com muitos tentando fugir de suas casas e outros se abrigando onde possível", disse Shamdasani. Ela acrescentou que "a ação militar da Federação Russa viola o direito internacional" e "coloca em risco inúmeras vidas e deve ser imediatamente interrompido."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.