Explosão de usina seria 10x maior que Chernobyl, diz Ucrânia; relembre caso
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, reagiu ao ataque da Rússia contra a usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa, e disse que se a central explodir, o desastre "será dez vezes maior que Chernobyl", cenário da pior catástrofe nuclear da história, há quase 36 anos, e que atualmente está sob controle russo.
O fogo em Zaporizhzhia foi extinto, nenhum dos reatores foi atingido e não houve liberação de material radioativo. A central, no entanto, está sob controle da Rússia, e há registro de mortos e feridos, informaram as autoridades ucranianas.
"O exército russo está disparando de todos os lados contra a central nuclear de Zaporizhzhia, a maior usina nuclear da Europa. O fogo já começou. Se explodir, será dez vezes maior que Chernobyl! Os russos devem cessar imediatamente o fogo, permitir a entrada dos bombeiros, estabelecer uma zona de segurança!", escreveu Kuleba em sua conta no Twitter na noite de ontem, logo após a invasão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.