Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Membro da defesa dos EUA: Russos estão a cerca de 25 km do centro de Kiev

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/03/2022 13h33Atualizada em 04/03/2022 14h11

Um funcionário do alto escalão da Defesa dos Estados Unidos afirmou hoje que as forças da Rússia ainda estão a aproximadamente 25 quilômetros de distância do centro da cidade de Kiev, capital da Ucrânia, e a dez quilômetros de distância dos centros das cidades de Chernihiv e Kharkiv, ao norte. As informações são da CNN Internacional.

Pelas informações do funcionário, a distância de dez quilômetros do centro de Chernihiv e Kharkiv significa "realmente estar nos arredores da cidade" em razão de como a cidade está localizada no território.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

De acordo com o funcionário dos EUA, o país não contraria as falas de que Kherson, cidade ucraniana perto da península da Crimeia, foi tomada pelas forças russas, pois não tem condições de verificar a veracidade das informações. O prefeito de Kherson confirmou, na quarta-feira (2), que a Rússia tomou o controle da região.

Os EUA enxergam que as tropas russas estão conseguindo mais vitórias ao sul do país e afirmou ter ciência de combates ocorrendo em Mykolaiv, localizada no sul do país e ao noroeste de Kherson.

Para os Estados Unidos, os russos ainda não conseguiram o controle da cidade de Mariupol, no sul, mas seguem combatendo na região.

"Observamos que as forças russas continuam avançando em Mariupol, obviamente também estão bombardeando aquela cidade. (...) Continuamos a acreditar que os russos querem avançar para Mariupol a partir do norte, bem como subir a costa no Mar de Azov", disse o funcionário.

Defesa da Ucrânia aponta que russos estão focados em cercar Kiev

O Ministério da Defesa da Ucrânia informou hoje que as tropas russas estão focadas em cercar Kiev, capital do país. "O principal objetivo do inimigo continua sendo o cerco de Kiev e o enfraquecimento da resistência nos assentamentos bloqueados", declarou a pasta em sua conta oficial no Facebook.

"No decorrer dessa tarefa, grupos das Forças Armadas da Rússia esgotaram a maior parte das reservas operacionais e começaram a transferir forças e recursos adicionais dos distritos militares do sul e do leste."

Informações divulgadas pelo país invadido também apontam que os segundos escalões e a maioria das reservas operacionais das Forças Armadas da Rússia já "foram colocados em operação" no território.

Segundo a Defesa, os russos também têm a "intenção de dominar a costa do Mar Negro" e, por isso, prepara o desembarque de fuzileiros navais na região do Golfo, na cidade ucraniana de Chornomorsk.

Situação 'é difícil, mas está sob controle', diz prefeito de Kiev

A situação na capital da Ucrânia, Kiev, é "difícil, mas sob controle", disse ontem prefeito da cidade, Vitali Klitschko.

O prefeito afirmou que um local com sistema de aquecimento danificado pelo bombardeio russo de anteontem seria consertado.

A capital ucraniana registrou novas explosões geradas por ataques aéreos, próximos a uma estação ferroviária em que civis estão abrigados.

*Com Reuters