Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucrânia: corredores de evacuação foram acordados; Mariupol está na lista

Do UOL, em São Paulo

18/03/2022 07h38

Nove corredores para a saída de civis de cidades que estão sob forte ataque da Rússia foram acordados para hoje, 23º dia do conflito, segundo o governo da Ucrânia.

Os corredores são áreas não ocupadas por forças militares e funcionam como uma forma de acesso legal dos civis a zonas fora da guerra. Eles são projetados para permitir o transporte seguro de ajuda humanitária para as cidades e a saída segura para moradores que desejam fugir.

Pelo segundo dia consecutivo, um dos corredores acordados liga Mariupol, no sudeste, a Zaporizhzhia, que permanece sob controle ucraniano. Os russos dizem estar "apertando o cerco" a Mariupol — cidade que teve 80% de suas residências destruídas e tem sido alvo de constantes ataques — com o apoio de separatistas do leste ucraniano.

A vice-primeira-ministra Iryna Vereshchuk disse haver planos para entregar ajuda humanitária às cidades de Balakleia e Izium, a sudeste de Kharkiv.

De acordo com Vereshchuk, quase 800 carros particulares deixaram Mariupol ontem, com mais de 2 mil pessoas atravessando o território ocupado pela Rússia até a cidade de Zaporizhzhia.

Mais de 30 toneladas de alimentos e remédios foram entregues nas cidades de Hostomel e Bucha, a noroeste de Kiev, assim como em três aldeias a nordeste da capital — áreas que sofreram alguns dos piores disparos de artilharia e foguetes russos.

Um corredor planejado entre Kharkiv e Vovchansk, perto da fronteira russa, não funcionou devido ao bombardeio das forças russas, disse Vereshchuk.

Na terça-feira, a ONU (Organização das Nações Unidas) informou que, no total, o número de refugiados atingiu a marca de 3 milhões de pessoas.

Kiev, capital ucraniana, continua alvo de ataques e cercada pelas tropas russas. Segundo Richard Engel, correspondente da NBC News, diante da resistência ucraniana os russos podem estar tentando minar o armazenamento de comida e subjugar a cidade por meio da fome. A análise foi feita após a destruição de uma armazém que continha mais de 50 mil toneladas de alimentos.

A cidade ucraniana de Lviv, perto da fronteira com a Polônia, foi atacada por mísseis russos na manhã de hoje (madrugada no Brasil), informou a prefeitura local. Uma pessoa ficou ferida.