Esse conteúdo é antigo
Guerra Rússia x Ucrânia hoje: o que se sabe até agora
A guerra entre Rússia e Ucrânia chega hoje ao 43º dia com a abertura de dez corredores humanitários e um alerta das autoridades ucranianas para que moradores fujam do leste, atual foco da ofensiva.
As negociações entre os países estão mais difíceis. Nesta quinta, a Rússia disse que a Ucrânia apresentou um esboço inaceitável de acordo de paz. A Turquia mostrou-se disposta a sediar mais uma rodada presencial de conversas, mas ainda não há confirmação das partes.
Confira o que se sabe até agora sobre a situação envolvendo Rússia e Ucrânia:
- Pela primeira vez na história, um país permanente do Conselho de Segurança é suspenso do Conselho de Direitos Humanos da ONU. O alvo da decisão foi a Rússia, aumentando o isolamento do Kremlin.
- Autoridades ucranianas afirmam que os próximos dias podem ser "a última chance" de fuga para civis que estão em cidades ao leste da Ucrânia;
- Em Bucha, onde cerca de 410 corpos de civis foram encontrados, o governo impôs um toque de recolher para desativar explosivos e evitar novos saques;
- A Ucrânia indicou que vai pedir armas de ataque para países membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Uma reunião está agendada para hoje;
- O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou hoje que a continuação da guerra seria "suicídio" para as autoridades russas;
- À imprensa britânica, porta-voz do governo russo confirmou que as tropas do Kremlin sofreram com baixas importantes durante o conflito, que ainda perdura.
- ONU declara que a 'próxima etapa', para entender o que aconteceu em Bucha, é o início de uma investigação oficial.
- O governo ucraniano já estima que a guerra custará mais de US$ 1 trilhão ao país;
- A União Europeia estuda novas sanções que devem afetar pela primeira vez o setor de energia da Rússia;
- Ministro das Finanças russo garantiu que o governo do Kremlin irá fazer de tudo para pagar seus credores, de maneira a evitar calote de sua dívida internacional.
- O Parlamento Europeu pediu a imposição de um embargo "total e imediato" às importações de "petróleo, de carvão, de combustível nuclear e gás" da Rússia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.