Conteúdo publicado há 2 meses

Filipinas: explosão durante missa católica em universidade mata 3 e fere 9

Três pessoas morreram e outras nove ficaram feridas em uma explosão que atingiu uma missa católica dentro de um ginásio universitário nas Filipinas neste domingo (3).

O que aconteceu

A explosão ocorreu na Universidade Estadual de Mindanao, na cidade de Marawi, no sul das Filipinas.

As autoridades investigam se a explosão foi um ato de vingança de militantes pró-Estado Islâmico, informou o general Allan Nobleza em entrevista a repórteres. Marawi, cidade onde ocorreu a explosão, já foi sitiada por militantes islamistas durante cinco meses em 2017.

O Exército das Filipinas disse no sábado (2) que havia matado 11 militantes islamistas, incluindo membros do Dawlah Islamiyah-Filipinas, um grupo pró-Estado Islâmico, durante uma operação militar ocorrida na província de Maguindanao del Sur um dia antes.

"Condeno o violento incidente de bombardeio que ocorreu esta manhã", disse o governador de Lanao del Sur, Mamintal Adiong Jr, em um comunicado. "Os ataques terroristas às instituições educacionais também devem ser condenados porque são locais que promovem a cultura da paz".

A Universidade Estadual de Mindanao afirmou estar "profundamente entristecida e chocada com o ato de violência ocorrido durante a cerimônia religiosa" e prestou condolências às vítimas e suas famílias.

A administração da universidade suspendeu as aulas por tempo indeterminado. "Queremos assegurar a todos que estamos tomando todas as medidas possíveis para proteger os nossos alunos, professores e funcionários", disse a universidade em comunicado.

Continua após a publicidade

* com Reuters

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes