Terceiro avião com brasileiros da Faixa de Gaza pousa em Brasília
O terceiro avião com mais um grupo de brasileiros repatriados da Faixa de Gaza pousou no início da manhã de hoje (23) em Brasília.
O que aconteceu
Aeronave trouxe mais 30 brasileiros e parentes palestinos que estavam na Faixa de Gaza. O avião pousou às 6h53 na Base Aérea de Brasília, pouco antes do que estava previsto inicialmente. A expectativa era que a aeronave tocasse o solo por volta das 7h30.
O grupo é composto por 14 crianças, 11 mulheres e cinco homens. Dois homens que chegaram a cruzar a fronteira na quinta-feira (21) não embarcaram — um senhor de 73 anos, por razões médicas, e outro que decidiu não viajar.
Médica da FAB diz que repatriados foram atendidos antes de embarcar ao Brasil. "Nós tivemos a oportunidade de ficar no mesmo hotel que os repatriados e, com isso, a gente conseguiu fazer um acolhimento antes do embarque. Isso foi muito importante porque a gente conseguiu atender algumas demandas psicológicas e de saúde. A gente conseguiu interferir antes do voo para que a gente tivesse menos intercorrências durante o trajeto", afirmou a major Cristiane Loureiro.
"Não há lugar seguro em Gaza", disse um dos repatriados. "A situação é muito difícil. As crianças estão sempre com medo", afirmou Marwan Saud Abu Saba.
Envio de mantimentos e outras repatriações
O governo brasileiro enviou ao Cairo um carregamento com seis toneladas de purificadores de água portáteis e kits para garantir a autonomia de energia. Segundo o embaixador do Brasil em Ramallah, na Cisjordânia, Alessandro Candeas, a escassez de água potável na Faixa de Gaza é crítica, especialmente na área norte, o que faz com que as pessoas apelem com cada vez mais frequência a fontes salobras ou poluídas.
Em 9 de dezembro, o segundo grupo com 47 brasileiros e familiares deixou a Faixa de Gaza, após receber autorização de autoridades de Israel e Egito.
O primeiro grupo de brasileiros deixou a Faixa de Gaza em 12 de novembro. A lista era composta por 32 pessoas, que desembarcaram em Brasília no dia seguinte.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.