Imposto pra cães e proibido trabalhar domingo: Suíça tem leis diferentonas
Dona do maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo, a Suíça chama a atenção por suas paisagens, cultura e estilo de vida. No entanto, o país europeu também tem algumas particularidades, com leis que podem ser consideradas incomuns por estrangeiros.
Conheça quatro leis "diferentonas" da Suíça:
Imposto sobre cães
Registro é obrigatório. Se você tem um cachorro na Suíça, deve registrá-lo na base de dados do país e pagar um imposto sobre ele.
Cada registro recebe uma fatura anual do imposto do seu município ou cantão — o equivalente aos estados no país. O valor da cobrança pode variar de comuna para comuna e também depende do tamanho ou peso do animal — geralmente, custa entre 100 e 200 francos suíços (de R$ 562 a R$ 1.124).
Cães-guia e cães de resgate costumam estar isentos de impostos. Muitas comunas também oferecem descontos para cães de guarda em fazendas.
Trabalho aos domingos proibido
Trabalhar aos domingos — e também à noite — é geralmente proibido na Suíça. Atividade só é permitida para alguns setores, como o da saúde, indústria hoteleira, lojas, meios de comunicação, entre outros serviços.
Setores não essenciais estão sujeitos à proibição. Nesses casos, só é possível trabalhar aos domingos mediante autorização especial e consentimento do trabalhador.
Horário do silêncio
Em muitos cantões da Suíça existe um horário de silêncio designado entre 22h e 7h. Segundo o site da Confederação Suíça, atividades barulhentas também são proibidas aos domingos e feriados. "Os vizinhos devem mostrar consideração uns pelos outros e respeitar certas regras", diz o portal.
Não existem regulamentos que determinem exatamente o que são as "atividades barulhentas", quando o ruído é considerado um incômodo e quanto barulho os vizinhos têm que suportar.
Sabe aquele vizinho que arrasta móveis de noite? Na Suíça, não pode. De acordo com o Swiss Info, há ainda um mito de que é proibido homens fazerem xixi de pé ou as pessoas darem descarga ou tomarem banho entre 22h e 7h, para evitar fazer barulho, mas isso não é verdade.
Alguns bichos não podem viver sozinhos
É considerado mau-trato deixar animais com estilo de vida sociável sozinhos. Assim, algumas espécies, como porquinhos-da-Índia, devem ter companheiros.
Um manual de proteção aos animais dá diversas diretrizes neste sentido. Os porquinhos, assim como ratos, camundongos, chinchilas, papagaios e cacatuas, entre outros, "precisam estar em grupos de ao menos dois animais". No caso dos ratos, isso se aplica só às primeiras oito semanas, mas, depois, ainda se encoraja aos tutores que tenham uma companhia para seu roedor.
Costume diferente
Não é uma lei, mas um hábito encorajado na Suíça: as crianças em idade escolar começam muito cedo a irem ao colégio desacompanhadas dos pais.
Newsletter
DE OLHO NO MUNDO
Os principais acontecimentos internacionais e uma curadoria do melhor da imprensa mundial, de segunda a sexta no seu email.
Quero receberCerca de 3 a cada quatro crianças vai sozinha à escola, como forma de serem encorajadas desde cedo a ter independência. Como muitas cidades tem pouco tráfego de veículos e boa segurança, os pais se sentem bem em conservar o hábito. O senso de comunidade também é fortalecido, já que os cidadãos são aconselhados a cuidarem das crianças e dirigirem com cautela nos horários em que as crianças estão na rua.
Deixe seu comentário