Exército israelense diz que matou o número 2 da força de elite do Hezbollah

O exército israelense disse nesta quarta-feira (30) ter matado o vice-comandante da força de elite do Hezbollah no Líbano.

O que aconteceu

Mustafa Ahmad Shahadi teria sido morto em um bombardeio na região de Nabatieh, no sul do Líbano. "Em um ataque liderado pelos serviços de inteligência, a Força Aérea israelense atingiu e eliminou Mustafa Ahmad Shahadi, vice-comandante das Forças al Radwan do Hezbollah, na área de Nabatieh", afirmou o exército em um comunicado.

O comandante das Forças Radwan, Ibrahim Aqil, também foi morto em bombardeio israelense. Ele morreu em 20 de setembro em um ataque na periferia sul de Beirute, quando se reuniam na garagem do subsolo de um dos prédios bombardeados, informaram autoridades locais.

Israel diz que Hezbollah tinha plano para invadir o país. "Mustafa Ahmad Shahadi preparou inúmeros ataques terroristas contra o Estado de Israel", diz o comunicado, assegurando que a força de elite do grupo terrorista tinha "o objetivo de se infiltrar no território israelense e ocupar áreas perto da fronteira norte" de Israel.

Hezbollah diz que atacou norte de Israel; Líbano reporta 11 mortos em vilarejo no leste

O Hezbollah afirmou que lançou drones e foguetes simultaneamente contra três posições militares no norte de Israel. Ataque teria sido nesta quarta-feira (30), quando combatentes "realizaram um ataque complexo com foguetes avançados e um esquadrão de drones" contra uma base militar a leste de Hadera, pontos de reunião de soldados ao sul de Haifa e uma base militar ao norte da cidade de Acre.

Grupo diz ainda ter driblado o sistema de defesa antiaérea israelense. O governo de Israel não comentou o caso. Ele afirmou que "o inimigo" não conseguiu interceptar esses foguetes e drones.

O Ministério da Saúde libanês disse contabilizar 11 mortos e 15 feridos em ataque no leste do país. Segundo o órgão, bombardeios israelenses atingiram um vilarejo no Vale do Bekaa.

"Os sucessivos bombardeios do inimigo israelense na localidade de Sohmor, no oeste do Bekaa (...) deixaram 11 mártires e 15 feridos", declarou o ministério em um comunicado.

Continua após a publicidade

Com AFP e Reuters

Deixe seu comentário

Só para assinantes