Ali aonde?! Nome de cotada a porta-voz de Trump leva '5ª série' à loucura

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, estaria cogitando indicar Alina Habba para o cargo de porta-voz da Casa Branca, apontam analistas políticos de veículos como Fox News e Newsweek.

E internautas brasileiros já comemoraram a escolha, ainda não confirmada, graças aos potenciais trocadilhos que o nome da advogada de Trump renderia em quatro anos de governo.

O que aconteceu?

Nome é tido como certo. Habba, que defendeu Trump em diversos casos desde 2021, entre eles a sua condenação por abuso sexual da jornalista E. Jean Carroll, é cotada como nome forte para o cargo tanto por membros do movimento MAGA (Make America Great Again) de apoiadores de Trump, quanto por analistas políticos. Nos tribunais, ela foi repreendida por juízes por ser "argumentativa" e "desrespeitar regras básicas de conduta na corte", segundo a Newsweek.

Aberta à possibilidade. À Fox News, Alina se negou a confirmar nesta terça (12) que tenha discutido o cargo com Trump, mas demonstrou ser receptiva ao convite. "Sou muito leal ao Presidente Trump. Eu pensaria a respeito seriamente", respondeu, dizendo que deixa a decisão nas mãos dele e, em última instância, de seus três filhos. Desde então, a potencial indicação ganhou as redes sociais.

'5ª série pira'. Desde então, brasileiros se divertiram com o nome de Alina nas redes — o que rendeu piadas, mas também referências machistas a respeito do corpo da advogada. Veja alguns trocadilhos:

Continua após a publicidade

Quem é Alina Habba?

Advogada tem origem iraquiana. Apesar de ter crescido em Nova Jérsei, Alina e seus dois irmãos são filhos de católicos caldeus que emigraram do Iraque nos anos 80 para escapar de perseguição política e religiosa no país. Seu pai, Saad F. Habba, é médico gastroenterologista, segundo a agência Bloomberg. Alina é bacharel em ciência política pela Universidade Lehigh e formada em direito pela Universidade Widener.

Passado fashion. Entre 2005 e 2007, ela trabalhou na indústria da moda na produção de acessórios e marketing com executivos da grife Marc Jacobs e gostava do trabalho, mas decidiu entrar no curso de direito por razões financeiras.

Continua após a publicidade

Amizade com Trump começou em 2019. Os dois se conheceram em Bedminster, em Nova Jérsei, quando ela se tornou sócia do clube de golfe dele. "Eu a conheci no clube. Disse: 'O que você faz?'. Outras pessoas também a conhecem no clube e eles dizem que ela é uma excelente advogada, o que ela á mesmo. Dei a ela alguns casos para cuidar e ela fez um ótimo trabalho", contou o presidente-eleito à Bloomberg.

Alina Habba na Convenção Nacional do Partido Republicano, durante a campanha de Trump
Alina Habba na Convenção Nacional do Partido Republicano, durante a campanha de Trump Imagem: Andrew Harnik/Getty Images

No ano seguinte, ela fundou a própria firma. Desde 2020, ela comanda com sócios o escritório Habba, Madaio and Associates LLP, que emprega cinco funcionários e tem dois escritórios, um em Bedminster, e outro em Manhattan (Nova York). Ela também atua como porta-voz legal de Trump desde 2021 e é conselheira sênio da MAGA, Inc., comitê político e corporativo dele, e se manteve ativa durante a campanha, discursando até na Convenção Nacional do Partido Republicano.

Vida pessoal. Habba foi casada com Matthew Eyet de 2011 a 2019. Após o divórcio, ela se casou com o empresário dono de estacionamentos Gregg Reuben em 2020. Hoje Alina tem 40 anos e é mãe de dois filhos, Luke e Chloe, de seu primeiro casamento, e é madrasta de Parker, filho de Reuben.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.