Topo

Mesmo rica em petróleo, Noruega populariza carro elétrico

Táxi movido a energia elétrica recarrega as baterias  - Marcelo Sayão/EFE
Táxi movido a energia elétrica recarrega as baterias Imagem: Marcelo Sayão/EFE

Niclas Rolander

Da Bloomberg

03/01/2019 13h32

Quase um terço de todos os carros novos vendidos na Noruega no ano passado são alimentados por baterias, o que reforça a reputação do país nórdico como o melhor mercado do mundo para veículos elétricos.

Rica em petróleo, a Noruega pretende eliminar todas as emissões de carros novos até 2025 e oferece generosos subsídios para os compradores que optam por modelos elétricos. Outros países, como a China, planejam seguir o exemplo mais adiante. Em 2018, os carros totalmente elétricos representaram 31,2 por cento do mercado norueguês, uma melhora de mais de 10 pontos percentuais em relação ao ano anterior, segundo a Federação Norueguesa de Rodovias.

Três dos cinco modelos mais populares foram elétricos, sendo o Nissan Leaf o primeiro, à frente do BMW i3 e do Tesla Model X.

"Em 2018, os carros movidos a combustíveis alternativos consolidaram sua forte posição no mercado", disse o diretor da federação, Oyvind Solberg Thorsen, em comunicado.

A Noruega, um país de 5,3 milhões de habitantes, foi durante muito tempo líder mundial em vendas de veículos elétricos. No primeiro trimestre do ano passado o país foi ultrapassado pela Alemanha, o maior mercado automotivo da Europa. Entre os incentivos que sustentaram o mercado norueguês estão a isenção de impostos sobre vendas e pedágios.

Solberg Thorsen disse esperar uma participação ainda maior dos carros movidos a bateria futuramente, considerando que ainda há uma demanda inexplorada por veículos elétricos mais familiares, com maior autonomia e a preços razoáveis.

"Com a chegada de mais modelos ao mercado neste ano, deveremos ver uma participação ainda maior de veículos com emissão zero nos números de vendas", disse Solberg Thorsen.