Topo

Mourão defende Bolsonaro e fala em "filantropia de fachada" sobre Amazônia

Do UOL, em São Paulo

28/08/2019 10h23

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi defendido por seu vice, Hamilton Mourão (PRTB), que diz acreditar haver uma "campanha internacional movida contra o Brasil". Em artigo publicado na edição de hoje do jornal O Estado de S.Paulo, Mourão falou que Bolsonaro "não mente".

A fala do vice vem na esteira da crise diplomática surgida entre os presidentes brasileiro e francês, Emmanuel Macron, em razão das queimadas e desmatamentos que atingiram a região amazônica nas últimas semanas.

Para Mourão, a oferta do G7, grupo de países em que está a França, é uma "filantropia de fachada". "Cabe apontar o que se revela nas declarações oficiais, nas confidências mal escondidas, nas entrelinhas dos comunicados e no ecorradicalismo incensado pela imprensa: a velha ambição disfarçada por filantropia de fachada", comentou.

"Acusações de maus-tratos a indígenas, uso indevido do solo, desflorestamento descontrolado e inação governamental perante queimadas sazonais compõem o leque da infâmia despejada sobre o país, a que se juntou a nota diplomática do governo francês ofensiva ao presidente da República e aos brasileiros", escreveu Mourão.

O político qualificou como "inacreditável" que "líderes de países europeus venham, individualmente ou em conjunto, tomar iniciativas contra o livre-comércio, procurando sabotar acordos históricos como o firmado entre a União Europeia e o Mercosul".

O vice avaliou que "a História dá razão ao Brasil em qualquer debate sobre a Amazônia". "Não há país que combine legislação ambiental, produtividade agropecuária, segurança alimentar e preservação dos biomas com mais eficiência, eficácia e efetividade do que o Brasil", pontuou.

Mourão comenta que o governo tem tomado atos para combater queimadas e apurar crimes de toda natureza praticados na região amazônica, "o que desqualifica as desproporcionais acusações e agressões desferidas contra o País por causa do meio ambiente".

Eduardo Bolsonaro diz que Macron fez "molecagem" contra o Brasil

UOL Notícias