Mourão defende Bolsonaro e fala em "filantropia de fachada" sobre Amazônia
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi defendido por seu vice, Hamilton Mourão (PRTB), que diz acreditar haver uma "campanha internacional movida contra o Brasil". Em artigo publicado na edição de hoje do jornal O Estado de S.Paulo, Mourão falou que Bolsonaro "não mente".
A fala do vice vem na esteira da crise diplomática surgida entre os presidentes brasileiro e francês, Emmanuel Macron, em razão das queimadas e desmatamentos que atingiram a região amazônica nas últimas semanas.
Para Mourão, a oferta do G7, grupo de países em que está a França, é uma "filantropia de fachada". "Cabe apontar o que se revela nas declarações oficiais, nas confidências mal escondidas, nas entrelinhas dos comunicados e no ecorradicalismo incensado pela imprensa: a velha ambição disfarçada por filantropia de fachada", comentou.
"Acusações de maus-tratos a indígenas, uso indevido do solo, desflorestamento descontrolado e inação governamental perante queimadas sazonais compõem o leque da infâmia despejada sobre o país, a que se juntou a nota diplomática do governo francês ofensiva ao presidente da República e aos brasileiros", escreveu Mourão.
O político qualificou como "inacreditável" que "líderes de países europeus venham, individualmente ou em conjunto, tomar iniciativas contra o livre-comércio, procurando sabotar acordos históricos como o firmado entre a União Europeia e o Mercosul".
O vice avaliou que "a História dá razão ao Brasil em qualquer debate sobre a Amazônia". "Não há país que combine legislação ambiental, produtividade agropecuária, segurança alimentar e preservação dos biomas com mais eficiência, eficácia e efetividade do que o Brasil", pontuou.
Mourão comenta que o governo tem tomado atos para combater queimadas e apurar crimes de toda natureza praticados na região amazônica, "o que desqualifica as desproporcionais acusações e agressões desferidas contra o País por causa do meio ambiente".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.