Operação flagra garimpo ilegal e destrói máquinas em terra indígena em RO
A Operação Verde Brasil flagrou a extração ilegal de minérios na Terra Indígena Roosevelt, em Rondônia, na divisa com o Mato Grosso. A ação foi realizada ontem pela PF (Polícia Federal), Exército, FAB (Força Aérea Brasileira) e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis).
Segundo a PF em Rondônia, a operação também apreendeu e destruiu maquinários empregados na atividade criminosa. Ninguém foi preso.
As autoridades chegaram ao garimpo ilegal a partir de informações coletadas pela PF. "Foi realizada uma ação ostensiva no interior da terra indígena para interromper a atividade de garimpo ilegal e proceder as autuações necessárias", informou o órgão.
A ação contou com a participação de cerca de 40 agentes das quatro instituições e resultou na apreensão de três pás carregadeiras, 11 motobombas d'água, dois geradores, 10 barracos, duas motocicletas e uma arma de fogo com munições. Parte dos equipamentos foi destruída após a formalização da autuação pelo Ibama.
A operação, ao chegar ao local, não flagrou nenhuma pessoa. "Mas os dados coletados e as autuações administrativas do Ibama serão aproveitadas nas investigações da PF que apuram crimes de usurpação de bens da União e crimes ambientais", afirmou a PF em nota..
A terra Roosevelt fica na região de Espigão D'Oeste, em Rondônia, e segundo as autoridades, vem sendo alvo de extração ilegal de diamantes e de madeira há décadas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.