CO2 na atmosfera da Terra se aproxima de níveis de 15 milhões de anos atrás
A quantidade de dióxido de carbono na atmosfera da Terra está se aproximando a um nível não visto em 15 milhões de anos e talvez nunca antes vivido por humanos, diz um estudo da Universidade de Southampton publicado na revista Nature Scientific Reports.
Ainda de acordo com a pesquisa, dentro de cinco anos, o CO2 atmosférico passará a 427 partes por milhão, que foi o pico provável do aquecimento no período Plioceno, 3,3 milhões de anos atrás.
Nessa última vez em que o CO2 estava em níveis semelhantes, as temperaturas eram 3Cº a 4Cº mais quentes e o nível do mar era 20 metros maior.
Para o artigo, os pesquisadores construíram um novo registro em alta resolução de dióxido de carbono atmosférico durante o Plioceno usando dados derivados dos níveis de boro em fósseis coletados de sedimentos oceânicos. O estudo confirmou as tendências observadas anteriormente nos núcleos de gelo e permitiu a estimativa da faixa de CO2 na época.
"Um resultado impressionante que descobrimos é que a parte mais quente do Plioceno tinha entre 380 e 420 partes por milhão de CO2 na atmosfera", disse um dos coautores da pesquisa, Thomas Chalk.
"Isso é semelhante ao valor atual de cerca de 415 partes por milhão, mostrando que já estamos em níveis que no passado estavam associados à temperatura e ao nível do mar significativamente mais altos do que hoje", finalizou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.