Topo

Esse conteúdo é antigo

Bombeiros controlam incêndio em Mata Atlântica de reserva indígena na BA

Chamas atingiram cerca de 200 hectares - Corpo de Bombeiros da Bahia/Divulgação
Chamas atingiram cerca de 200 hectares Imagem: Corpo de Bombeiros da Bahia/Divulgação

Mattheus Miranda

Colaboração para o UOL, em Salvador

16/03/2021 17h01

O incêndio que vinha atingindo a reserva indígena de Aldeia Velha, no distrito de Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro, na região Sul da Bahia, foi controlado ontem. No entanto, bombeiros seguem atuando em dois pontos distintos do terreno.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia, agentes continuam no local realizando um trabalho de rescaldo e a escavação de valas para impedir o avanço do incêndio subterrâneo. Essa é uma fase de trabalho considerada bastante minuciosa e técnica.

A ação está acontecendo de forma integrada em um comando unificado envolvendo representantes de vários órgãos como Funai, Ibama, PrevFogo, Inema, Sema, Polícia Militar e Prefeitura de Porto Seguro.

Ao UOL, a Sema (Secretaria do Meio Ambiente) informou que a área de Mata Atlântica atingida pertence à reserva. No local, moram cerca de 350 famílias indígenas. As casas ficam longe da área que foi destruída.

O incêndio, que teria começado no dia 4 de março, consumiu cerca de 200 hectares de uma área total de 2,1 mil, pouco menos de 10%. Não há registro de feridos e os animais que habitavam a área fugiram para se proteger do fogo. Ainda não há informações sobre o que causou as chamas.