Topo

Esse conteúdo é antigo

Maior iceberg do mundo quebra na Antártica

O A-76, maior iceberg do mundo - Divulgação/European Space Agency
O A-76, maior iceberg do mundo Imagem: Divulgação/European Space Agency

Colaboração para o UOL

19/05/2021 11h24

O A-76, maior iceberg do mundo, se quebrou da costa da Antártica. Ele mede cerca de 170 quilômetros de comprimento e 25 de largura - equivalente a metade do tamanho de Porto Rico, no Caribe, e maior do que a ilha Maiorca, na Espanha.

O iceberg de 4320 km² foi localizado pela British Antarctic Survey e confirmado pelo US National Ice Center. Segundo a Agência Espacial Europeia, ele saiu do oeste da plataforma de gelo Ronne e agora está flutuando no Mar de Weddell.

As camadas de gelo da Antártica estão esquentando mais rápido do que o resto do planeta, causando o derretimento da neve e das geleiras no local.
Um estudo publicado pela revista Nature neste mês mostrou que o nível do mar aumentou cerca de 23 centímetros desde 1880. Cerca de um quarto desse aumento vem do derretimento de gelo na Antártica e Groenlândia.

Antes do A-76 ser localizado, o iceberg A-23A era considerado o maior do mundo, também localizado no Mar de Weddell, com cerca de 3880 km². Eles são nomeados desta forma a partir do quadrante em que foram avistados originalmente. Se o iceberg quebrar, uma letra sequencial é adicionada.