Perna de pau, olho de vidro... O que é 'poti-poti' na música da borboleta?
A música "Borboletinha" é parte da nossa infância, mas só agora "a internet" descobriu o significado real de uma parte importante da cantiga de roda: poti-poti não é uma onomatopeia.
A internauta Daniela Mendes Martins desvendou o mistério e o post viralizou. Poti-poti, madrinha da borboleta, é um camarão.
Poti vem do tupi guarani. No dicionário indígena da Funai (Fundação Nacional do Índio), consta a palavra como sinônimo de camarão.
O mesmo significado está nos livros "Vocabulário Tupi-Português", de Lemos Barbosa, publicado em 1951 (Editora São José), e no "Dicionário Tupi (antigo)-Português", de Moacyr Ribeiro de Carvalho, lançado em 1987 (Biblioteca Digital Curt Nimuendajú).
Poti, inclusive, faz parte da etimologia do gentílico "potiguar", que é a pessoa nascida no Rio Grande do Norte. A palavra vem do termo "potï'war", que significa comedores de camarão, em referência à abundância do crustáceo no litoral e aos potiguares, indígenas nativos do estado.
Mas, e a perna de pau, o olho de vidro e o nariz de pica-pau?
Quando entendemos o que significa "poti-poti", fica mais fácil interpretar os versos cantados logo em seguida.
Parecem ser referência às características do camarão, que possui pernas finas, olhos saltados para fora da cabeça e sua antênula semelhante ao bico de pica-pau.
Por outro lado, como a origem da música é incerta, o folclore que a cerca não impede que as pernas, olhos e nariz sejam ingredientes do chocolate da borboletinha:
Borboletinha tá na cozinha
Fazendo chocolate para a madrinha
Poti-poti
Perna de pau
Olho de vidro
E nariz de pica-pau
Pau-pau
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.