'Sensação agoniante': jovem nada com polvo grudado nas costas em SC; veja
O influenciador Luca Toso, de 23 anos, e os amigos Marcos Isaias e Ricieri Rosset se surpreenderam quando mergulhavam nas águas de Penha, no litoral de Santa Catarina.
Eles encontraram um polvo, tentaram devolver o animal para o mar, mas o molusco não quis se desgrudar. O episódio aconteceu no fim de janeiro e viralizou nas redes sociais.
Soltamos ele do anzol, colocamos nas costas e entramos na água para libertar, mas ele não foi embora. A gente mergulhou, nadou e fez alguns vídeos e ele não ia embora de jeito nenhum
Luca Toso
Ainda na tentativa de libertar o polvo, Marcos acabou com ele na cabeça. Antes, foi mordido. "Mas isso foi no primeiro momento, depois ele ficou feliz com a gente", explicou.
Luca conta que a sensação de pegar um polvo nas mãos é "agoniante", já que há muitas ventosas, que grudam bastante. "Com ele nas costas, foi tranquilo."
"Já encontramos animais diferentes, mas não com essa interação. Essa foi a primeira vez. Teve um outro episódio em que a gente pescou um cação, mas não foi uma interação natural", lembra.
Os jovens são de Balneário Camboriú e estão acostumados a nadar no mar.
"A gente grava bastante natureza para o nosso canal, que é de aventura, e encontramos bastante animais. Tubarão, peixes, tartarugas... Mas polvo foi a primeira vez. Ficamos entusiasmados e felizes, falamos que ele era nosso amigo. Ainda mais porque ele não queria ir embora, ficou uns sete minutos com a gente."
Inteligência
Os polvos são moluscos com sistema nervoso bastante desenvolvido — e conhecidos por sua inteligência e comportamentos surpreendentes. Também têm habilidades de fuga e camuflagem, mas vida curta — de 12 a 24 meses.
A relação entre homem e polvo foi objeto de um documentário vencedor do Oscar em 2021. 'Professor Polvo', da Netflix, narrou a história curiosa de conexão entre o cineasta de vida selvagem Craig Foster e um desses animais na África do Sul.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.