Topo

Esse conteúdo é antigo

Baleia com deformidade rara na coluna é avistada na costa da Espanha

Colaboração para o UOL

14/03/2023 21h49

Uma baleia com uma rara deformação na coluna foi avistada na costa da Espanha, no último sábado. Inicialmente, especialistas pensaram que a curvatura nas costas do animal havia sido provocada após uma captura em rede. Porém, ao aproximarem-se, notaram que o cetáceo apresentava uma escoliose grave.

Agentes da Fundação Oceanográfica e a Guarda Civil de Valência foram mobilizados para ajudar a baleia, que pesa cerca de 40 toneladas, que nadava perto da praia de Cullera.

A chamada do capitão de uma embarcação à Guarda Civil, relatando o avistamento de uma baleia-comum (Balaenoptera physalus), aparentemente enroscada em uma rede de pesca, colocou em alerta a equipe de salvamento da Fundação Oceanográfica, que abordou o animal.

Os biólogos e veterinários da fundação puderam avaliar o mamífero marinho de perto e constataram que ele não estava preso em nenhuma rede, mas apresentava um grave desvio na coluna vertebral; uma escoliose de origem desconhecida que alterou sua anatomia natural.

Devido ao tamanho da baleia e sua malformação, e por estar em mar aberto, não foi possível colocar um rastreador remoto sobre ela para obter dados mais detalhados sobre sua condição, biologia e trajetória.

Após algumas horas em observação, a baleia de cerca de 17 metros de comprimento rumou para o mar, afastando-se da costa. No entanto, os profissionais acreditam que é possível que ela apareça nos próximos dias, devido ao seu estado geral e dificuldade para nadar.