Topo

'Come' álcool e matéria morta: fungo do uísque invade cidade dos EUA

Moradores dos EUA processam destilaria Jack Daniels por "fungos de uísque" - Reprodução/Youtube
Moradores dos EUA processam destilaria Jack Daniels por 'fungos de uísque' Imagem: Reprodução/Youtube

Colaboração para o UOL

20/03/2023 04h00

Uma cidade nos Estados Unidos foi invadida por um fungo que "come" álcool. A espécie em questão é conhecida popularmente como "fungo do uísque" e cientificamente chamada de Baudoinia compniacensis.

Apesar de não haver evidências científicas de que a ele possa causar problemas de saúde em humanos e animais, a aparição do fungo assustou os moradores do local.

O que aconteceu:

  • Um fungo que se alimenta de etanol, conhecido como "fungo do uísque", assustou os moradores da cidade de Lincoln County, no estado do Tennesse (EUA).
  • Carros, placas de estradas, mobílias externas e árvores têm sido há meses encobertos por uma crosta escura e espessa, segundo moradores.
  • A Jack Daniel's interrompeu um projeto de ampliação de uma destilaria localizada na região.
  • O condado de Lincoln County foi processado por um morador, que alegou que as novas "casas de barris" da destilaria não tinham as autorizações necessárias para serem construídas.

Destilarias são locais atraentes

O "fungo do uísque" é preto e aveludado e forma crostas em superfícies externas que podem chegar a até 2 cm de grossura. Ele se desenvolve em locais sujeitos à exposição a vapor de etanol.

A espécie pode ser encontrada em toda a América do Norte, Europa e Ásia, segundo o Departamento de Saúde do estado de Indiana (EUA)

O fungo precisa também de taxas altas de umidade e chuvas periódicas, mas consegue suportar uma grande variedade de temperaturas,

Destilarias de uísque, vodka, conhaque e rum costumam ser afetadas pelo fungo. O etanol é gaseificado durante a fabricação das bebidas e ele usa esse vapor para iniciar seu processo de germinação. O fenômeno também pode acontecer em padarias.

Mais sobre o Baudoinia compniacensis:

  • Os primeiros relatos da "fungo do uísque" aconteceram em 1881, mas ele só começou a ser estudado na década de 1960, por pesquisadores franceses.
  • Fungo é do tipo saprófita, que se alimenta de matéria morta.
  • Espécie é capaz de decompor madeira e pode matar plantas -- em caso de grande quantidade de fungos encobrindo a superfície de folhas, por exemplo.
  • O Baudoinia compniacensis pode aparecer nas mais diversas superfícies, como carros, paredes, telhados, portões, placas de trânsito e plantas.

Fungo apresenta risco à saúde?

Não foram encontrados relatos de riscos à saúde associados ao Baudoinia compniacensis. Ainda segundo informações do Departamento de Saúde de Indiana, pesquisas levaram em consideração a exposição de curto e longo prazo à espécie.

Apesar disso, caso você opte por remover o fungo das superfícies, é recomendável usar máscaras, óculos e luvas durante a remoção.