Até 270 kg e comem até adubo: qual a diferença entre javali e javaporco
O javali tem causado estragos na fauna e na flora brasileira e prejuízos em propriedades rurais e pode se tornar um problema de saúde pública. Seu cruzamento com os porcos, que deu origem aos javaporcos, também é considerado uma ameaça.
De acordo com estudo recente da UFPR (Universidade Federal do Paraná), a liberação da caça ao animal, em 2013, foi um "verdadeiro tiro que saiu pela culatra": está contribuindo para disseminar ainda mais o animal pelo território nacional.
Javali x javaporco: qual a diferença?
Javali chegou ao Brasil pela Argentina e Uruguai, e era usado como animal para ser caçado. Nas décadas de 80 e 90, foi levado para outros estados, como São Paulo, para criação comercial.
Soltura e fuga deram origem aos javaporcos. A fuga e soltura dos animais, que cruzaram com porcas domésticas, deram origem ao que hoje chamamos de javaporcos - considerado um risco por produtores rurais.
Javalis têm porte menor. Os javalis têm entre 70 kg e 80 kg e podem chegar a 1,8 metro. Os pelos são abundantes e escuros, próximo do preto. Eles têm o focinho longo e uma cauda comprida, de até 30 centímetros.
Javaporcos são maiores, justamente pelo cruzamento com porcos. As características de pelagem dependem das espécies, mas costumam ter manchas de tonalidades diferentes. Em questão do tamanho, eles podem chegar a 270 kg.
Características das espécies
São facilmente adaptáveis. Os javalis estão presentes em quase todos os continentes, menos na Antártida. Eles se adaptam tanto ao calor quanto ao frio e podem viver no cerrado, áreas florestais, agrícolas, pântanos ou neve.
Andam em grupo. Em geral, os javalis andam em grupos formados por fêmeas adultas e jovens, machos jovens e filhotes. Os machos adultos costumam andar mais afastados e, com isso, formam outras famílias.
Até duas gestações por ano. As fêmeas ficam férteis aos 10 meses, podem parir até duas vezes por ano e dão à luz entre 4 e 12 leitões. Por conta disso, a população do animal aumenta significativamente ao longo dos anos.
Espécie é onívora. Tanto os javalis quanto javaporcos são onívoros, ou seja, comem todo tipo de alimento - seja de origem animal ou vegetal. Os javalis atacam culturas de milho, mandioca, batata, cana-de-açúcar e podem comer até adubo. Eles também comem ovos das aves e dos répteis que fazem seus ninhos no chão, assim como filhotes e adultos de animais menores.
Animais noturnos. Durante o dia, tanto javalis quanto javaporcos ficam em lugares de sombra e com água, procurando minhocas para comer e lama para se refrescar. Esse hábito pode prejudicar o solo de charcos e nascentes, que são entupidos com o solo deslocado pelo animal.
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP
Deixe seu comentário