Topo

Deputados alegam erro ao justificarem voto a favor da PEC 37

Pessoas comemoram derrubada da PEC 37, medida que retiraria o poder de investigação dos MPEs (Ministérios Públicos estaduais) e do MPU (Ministério Público da União) foi arquivada com 430 votos contra, 9 favoráveis e duas abstenções - Joel Rodrigues/Frame/Estadão Conteúdo
Pessoas comemoram derrubada da PEC 37, medida que retiraria o poder de investigação dos MPEs (Ministérios Públicos estaduais) e do MPU (Ministério Público da União) foi arquivada com 430 votos contra, 9 favoráveis e duas abstenções Imagem: Joel Rodrigues/Frame/Estadão Conteúdo

Do UOL, em Maceió

26/06/2013 11h07Atualizada em 26/06/2013 14h00

Ôps!

  • Reprodução/ Twitter

    Deputado Sérgio Guerra (PSDB-PE) diz em sua conta no Twitter que errou voto da PEC 37

Dois dos nove deputados “dedurados” pela presidência da Câmara por terem votado a favor da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 37 --que retiraria poderes de investigação dos ministérios públicos-- afirmaram que “erraram” o voto na noite dessa terça-feira (25). Veja como os deputados votaram a PEC 37.

LEIA MAIS

Deputados arquivam PEC 37, proposta que tira poderes investigativos do MP; entenda
Pela primeira vez, STF manda prender deputado que foi condenado por corrupção
Câmara aprova 75% dos royalties do petróleo para educação e 25% para saúde
"As pessoas se reúnem não para ouvir um líder, mas para extravasar", diz jurista
País teve protesto em 438 municípios de todos os Estados, diz CNM
Governo desiste de constituinte, mas mantém ideia de plebiscito sobre reforma política

Desde a noite dessa terça eles são alvo de uma enxurrada de críticas pelas redes sociais pelo voto a favor da PEC. O primeiro a se entregar foi Sérgio Guerra (PE). Pelo Twitter, o deputado disse que “houve uma pequena confusão e eu errei meu voto na PEC 37.”

“Tanto sou contra a proposta que a bancada do meu partido fechou voto contrário. Há cinco dias eu já havia antecipado meu voto contra a MP 37”, disse o parlamentar pernambucano.

Antes de justificar o erro, ele comemorou, em outro post, a rejeição da PEC pelos deputados. “Por 430 votos contra e 9 a favor a Câmara dos Deputados derruba a PEC 37 que limita os poderes do Ministério Público. O PSDB votou contra”, afirmou.

Outro deputado que se apressou em apontar "erro" no voto foi o deputado João Lyra (PSD-AL), que passa a manhã enviando mensagens aos eleitores para justificar o voto.

“Amigos, infelizmente ocorreu um engano e eu errei meu voto. O correto seria votar de acordo com o que foi decidido pela bancada do PSD. Já entrei com o pedido de correção, inclusive”, publicou o deputado mais rico do país, respondendo a diversos outros usuários da rede social que citaram o nome dele em relação à rejeição da PEC.

Além dos dois, também votaram a favor da PEC 37 os deputados Mendonça Prado (DEM-SE), Bernardo Santana de Vasconcellos (PR-MG), Valdemar Costa Neto (PR-SP), Eliene Lima (PSD-MT), João Campos (PSDB-GO) e Abelardo Lupion (DEM-PR).

Na votação da noite dessa terça-feira (26), o plenário da Câmara rejeitou a PEC 37 por 430 votos a contra, nove a favor e duas abstenções. Com isso, a PEC foi arquivada, como pediam os representantes dos ministérios públicos e de diversas outras organizações e manifestantes pelo país.