Topo

Roseana troca 10 secretários no MA; cunhado de governadora acumulará pastas

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

03/04/2014 15h43

O governo do Maranhão anunciou reforma administrativa com a troca de 10 secretários nesta quinta-feira (3). A medida ocorre de olho nas eleições de outubro --alguns agora ex-secretários podem se lançar candidatos.

As mudanças ocorreram na Casa Civil e nas secretarias de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Gestão e Previdência, Infraestrutura, Fazenda, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Articulação Institucional.

Ricardo Murad, cunhado da governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), vai acumular as chefias da SES (Secretaria Estadual de Saúde) e da SSP (Secretaria de Segurança Pública), que era ocupada por Aluísio Mendes, ex-policial federal e também foi guarda costa do senador José Sarney (PMDB-AP).  A assessoria de imprensa do governo do Estado informou que o acúmulo de cargos de Murad será "provisório", sem definir ainda por quanto tempo ele permaneceria com as duas pastas.

Outras pastas

Outros dois secretários do governo maranhense passam a acumular pastas.

O secretário de Planejamento, João Bernardo Bringel, também ficará responsável pela Seduc (Secretaria de Estado da Educação) em substituição a Pedro Fernandes. Já a secretária de Igualdade Racial, Claudeth Ribeiro, também será titular da Secretaria de Trabalho e Economia Solidária, que era administrada por José Antônio Heluy.

O Estado ainda falta definir titulares para as secretarias da Juventude, Assuntos Políticos e Assuntos Estratégicos.