Topo

Da prisão, presidente da Odebrecht determina destruição de e-mail

A Polícia Federal informou à Justiça ter apreendido um bilhete manuscrito do empresário Marcelo Odebrecht. O bilhete contém a expressão "destruir e-mail sondas" - Reprodução/Polícia Federal/Arte UOL
A Polícia Federal informou à Justiça ter apreendido um bilhete manuscrito do empresário Marcelo Odebrecht. O bilhete contém a expressão "destruir e-mail sondas" Imagem: Reprodução/Polícia Federal/Arte UOL

André Richter

Da Agência Brasil

24/06/2015 15h15

A PF (Polícia Federal) apreendeu na última segunda-feira (22) um bilhete no qual o presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, escreveu a frase "destruir email sondas". O bilhete foi endereçado aos advogados dele e foi interceptado pelos agentes da PF que fazem a vigilância da carceragem da Superintendência em Curitiba, onde o executivo está preso desde sexta-feira (19).

Entre as frase escritas no bilhete, aparecem os dizeres “destruir email sondas RR”. Para a PF, Marcelo se referia a Roberto Prisco Ramos, executivo da petroquímica Braskem, controlada pela Odebrecht.

Após tomar ciência do ocorrido, o delegado responsável pela operação Lava Jato pediu aos advogados do executivo que apresentassem o bilhete original e justificassem a expressão usada por Odebrecht, sendo que o bilhete original não foi retido pela PF.

Ao delegado, os advogados Rodrigo Sanches e Dora Cavalcanti alegaram que o verbo destruir se referia a "estratégia processual e não a supressão de provas. Eles explicaram que o documento original foi levado para São Paulo, por outro advogado, onde fica a sede da empreiteira.

Para decretar a prisão dos executivos da Odebrecht, o juiz Sérgio Moro, baseou-se, entre outras provas, em outros e-mails trocados entre Marcelo Odebrecht e Roberto Prisco, nos quais é mencionado o pagamento de propina de US$ 25 mil por dia para operação de sondas de perfuração da Petrobras.