Topo

Moro admite participar do governo Bolsonaro, diz jornal

Sergio Moro é responsável pelos processos da Lava Jato na 1ª instância - Eduardo Anizelli/Folhapress
Sergio Moro é responsável pelos processos da Lava Jato na 1ª instância Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

31/10/2018 08h32Atualizada em 31/10/2018 09h19

O juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, admitiu que poderá assumir o Ministério da Justiça caso o convite seja feito pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). "Tudo depende de conversar para ver se há convergências importantes e divergências irrelevantes", declarou o magistrado ao jornal “O Estado de S. Paulo”.

No primeiro dia após ser eleito, Bolsonaro, em uma série de entrevistas a emissoras de televisão, confirmou que pretende convidar Moro para assumir o Ministério da Justiça ou indicá-lo para ocupar umas das vagas do STF (Supremo Tribunal Federal) assim que houver disponibilidade. Com a projeção de aposentadoria dos atuais ministros, cadeiras devem ficar vagas em 2020 e 2022

Em comunicado distribuído à imprensa na terça-feira (30), Moro disse que ficava “honrado com a lembrança” para assumir o ministério ou integrar o STF. “Caso efetivado oportunamente o convite, será objeto de ponderada discussão e reflexão”.

Caso aceite ser ministro do governo de Bolsonaro, Moro deverá pedir exoneração do cargo de juiz federal ou pedir sua aposentadoria.

Um dos coordenadores da campanha de Bolsonaro, o ex-presidente do PSL Gustavo Bebianno disse, na terça, que nenhum convite formal havia sido feito ainda a Moro. Bebianno admitiu, contudo, que o nome do juiz tem sido ventilado e que "gostaria" de tê-lo à frente do Ministério da Justiça ou do Supremo Tribunal Federal.

"Ainda não foi feito um convite formal. Está sendo ventilado o nome dele muito fortemente. É um brasileiro seríssimo, comprometido com o que há de melhor para a nação. É um nome que eu gostaria que estivesse na frente do Ministério da Justiça ou do STF", disse.

Bolsonaro diz que convidará Moro para ministério ou STF

UOL Notícias

Segundo o jornal “Folha de S.Paulo”, a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá usar um eventual convite de Bolsonaro a Moro para reforçar, no exterior, a tese de parcialidade do magistrado.

Em julho de 2017, Moro condenou Lula à prisão no processo do tríplex. Sua sentença, confirmada em segunda instância, tirou o petista da disputa pelo Planalto. O ex-presidente e seus advogados sempre sustentam que o processo é uma perseguição política.

Lula ainda pode ser condenado por Moro em outras duas ações. Em uma delas, o ex-presidente será interrogado pelo juiz no próximo dia 14 de novembro, em Curitiba. Essa será a primeira vez em que Lula deixará a Superintendência da PF (Polícia Federal) na capital paranaense desde que se entregou, em 7 de abril, para cumprir sua pena a mais de 12 anos de prisão.

A mais recente polêmica envolvendo o juiz e Lula tem relação com o termo de colaboração do ex-ministro de governos petistas Antonio Palocci, o que aconteceu a seis dias do primeiro turno das eleições. Moro é alvo de uma representação no CNJ (Conselho Nacional de Justiça) movida pelo PT. O magistrado negou que tenha objetivo influenciar a eleição com o termo de delação de Palocci.

Nas redes sociais, a esposa de Moro chegou a comemorar a vitória de Bolsonaro no domingo (28). Rosângela Wolff Moro postou um vídeo em que a imagem do Cristo Redentor faz reverência à campanha de Bolsonaro e com a frase “estamos juntos, Brasil”. Na legenda do vídeo, ela diz estar “feliz”.