Topo

Esse conteúdo é antigo

Marcelo Ramos: 'Hoje, Câmara tem mais votos para impeachment de Bolsonaro'

Colaboração para o UOL

08/09/2021 19h39

Em entrevista ao UOL News, o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM), afirmou que as falas de Jair Bolsonaro (sem partido) nos atos antidemocráticos de 7 de setembro angariaram mais votos para a abertura de um processo de impeachment contra o presidente da República na Casa.

Para o deputado, Bolsonaro "abre mão" de governar para ter tempo de construir uma "marcha autoritária". Com isso, ele acabou explodindo as "pontes de pacificação" democrática, disse Ramos em referência à fala de hoje do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

O parlamentar admitiu que a Câmara ainda não reúne os 342 votos necessários para o processo de impeachment contra Bolsonaro. "Mas hoje há muito mais votos do que ontem. O presidente conseguiu demonstrar que não tem força popular para sustentação de um golpe", afirmou.

"Do ponto de vista da ótica democrática, ele explodiu todas as pontes de pacificação. O presidente não quer pacificação e não adianta nós da Câmara mandar esses sinais, porque ele não quer", completou.

Na avaliação de Ramos, Lira adotou um tom ameno em sua reação ao 7 de setembro por dois aspectos principais.

"Primeiro, as manifestações de ontem não foram do tamanho que o presidente esperava, mas foram significativas e [demonstram] que não sustentam uma saída autoritária do presidente."

"Segundo, talvez ele tenha uma análise mais apurada do que a minha no sentimento do plenário. O pior cenário seria ele ler o pedido de impeachment, ir para votação no plenário e perder — porque daí daria força para essa marcha autoritária do presidente Bolsonaro."