Topo

Esse conteúdo é antigo

Gabriel Monteiro é notificado pelo Conselho de Ética da Câmara do Rio

O vereador do Rio Gabriel Monteiro assinou notificação do Conselho de Ética - Flickr/Câmara Rio
O vereador do Rio Gabriel Monteiro assinou notificação do Conselho de Ética Imagem: Flickr/Câmara Rio

Do UOL, em São Paulo

25/04/2022 17h52

Após uma semana de tentativas, o Conselho de Ética da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro notificou hoje o vereador Gabriel Monteiro (PL) por quebra de decoro parlamentar. Ele assinou o documento e agora terá 10 dias, até 9 de maio, para apresentar sua defesa.

Se ele não fosse encontrado novamente, correria o risco de ser citado no Diário Oficial Municipal, pois a data limite para sua assinatura se encerrava hoje.

O vereador é alvo de uma série de denúncias de que teria, supostamente, mantido relações sexuais com menores de idade. Algumas acusações mencionam estupro e abuso sexual.

Além disso, Monteiro é acusado de fraudar conteúdos em vídeos que postava em suas redes sociais sobre ações policiais. Para essas imagens, que não tinham necessariamente relação com seu trabalho parlamentar, ele teria recebido auxílio de assessores com salários da Câmara Municipal, o que é proibido, pois isso caracterizaria o uso de recursos públicos para fins privados.

O vereador nega o uso dos assessores para fins privados. "Eles foram pagos de maneira privada, e eu tenho toda prova. Registro bancário, eu tenho isso", disse Monteiro no dia 7 deste mês. Ele também nega ter praticado crimes de qualquer natureza e vem afirmando, reiteradamente, ser vítima de um complô de ex-assessores.

Próximos passos

Agora, depois da apresentação formal da defesa de Gabriel Monteiro, a Conselho de Ética recolherá provas para, só depois, o relator Chico Alencar (PSOL) apresentar parecer sobre o caso.

Todo o processo, que pode levar à perda do mandato de Monteiro, deve durar até 65 dias úteis, sendo 10 para a apresentação da defesa e 30 para o trabalho do conselho - esse prazo poderia ainda ser prorrogado.

Caso Alencar opte pela procedência da representação, o vereador terá mais 5 dias úteis para as alegações finais.