Topo

O que cada um da família Bolsonaro disse sobre tomar a vacina contra covid?

Ministro Marcelo Queiroga aplica vacina contra covid-19 em Eduardo Bolsonaro - Reprodução/Twitter
Ministro Marcelo Queiroga aplica vacina contra covid-19 em Eduardo Bolsonaro Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL

03/05/2023 16h36

Alvo de uma operação da Política Federal (PF) nesta quarta-feira (3) pela suposta adulteração de sua carteira de vacinação, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que não tomou o imunizante contra a covid-19.

Outros membros da família, porém, foram a público no passado para afirmar que se vacinaram ou publicar fotos da vacinação.

Michelle Bolsonaro

Michelle - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro
Imagem: Reprodução/Facebook

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro disse, em publicação no Instagram, que ela foi imunizada.

"Ficamos sabendo, pela imprensa, que o motivo [do mandado de busca e apreensão] seria a 'falsificação de cartão de vacina' do meu marido e de nossa filha Laura. Na minha casa, apenas eu fui vacinada", escreveu.

O governo à época afirmou que Michelle tomou a vacina nos Estados Unidos em 2021. A imunização teria ocorrido durante viagem feita por Bolsonaro para a Assembleia-Geral da ONU, em Nova York.

Antes de retornar ao país, [Michelle Bolsonaro] submeteu-se ao teste de PCR, obrigatório para autorização de embarque. Durante a realização da testagem, a primeira-dama foi indagada pelo médico se ela gostaria de aproveitar a oportunidade para ser vacinada. Como já pensava em receber o imunizante, resolveu aceitar
Nota divulgada pelo governo, à época

Eduardo e Flávio

Em agosto de 2021, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) postou um vídeo nas redes sociais em que aparece sendo vacinado pelo então ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Antes disso, outro filho do ex-presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também já havia sido imunizado. Ele recebeu a vacina em julho de 2021. Quando foi tomar a segunda dose, em outubro do mesmo ano, o senador foi hostilizado em Brasília.

Carlos e Jair Renan

Não há informações públicas sobre a imunização de Carlos Bolsonaro (Republicanos), vereador no Rio de Janeiro, e de Jair Renan Bolsonaro.

Carlos Bolsonaro - Jorge Hely/Framephoto/Estadão Conteúdo - Jorge Hely/Framephoto/Estadão Conteúdo
Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente
Imagem: Jorge Hely/Framephoto/Estadão Conteúdo

Segundo o colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, porém, Carlos tomou a vacina em setembro de 2021 em um posto montado na Câmara Municipal do Rio.

Laura Bolsonaro

Em dezembro de 2021, Bolsonaro disse que sua filha, Laura, com 11 anos na época, não se vacinaria contra a covid-19, apesar de o imunizante ter sido liberado pela Anvisa a crianças.

A PF agora investiga se houve adulteração no cartão de vacinação de Laura para incluir o registro da vacina em dezembro de 2022, pouco antes de a família deixar o Brasil.

Mãe de Bolsonaro

A mãe do ex-presidente, Olinda Bunturi Bolsonaro, foi imunizada com a CoronaVac aos 93 anos, em 2021.

Olinda morreu em janeiro de 2022. A causa da morte não foi informada.