Conteúdo publicado há 12 meses

Brígido: Por que bolsonaristas não defenderam direitos de presos antes?

A colunista do UOL Carolina Brígido questionou durante o UOL News da manhã desta quarta-feira (22) o motivo dos bolsonaristas não terem defendido os direitos dos presos antes do 8/1.

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestaram após a morte de Cleriston Pereira da Cunha, 46, que teve um "mal súbito" durante o banho de sol. Ele foi preso por participação nos atos golpistas.

O que a gente está vendo são bolsonaristas defendendo direitos humanos dos presos. Por que isso não aconteceu antes do 8/1?

Esse episódio lamentável que aconteceu na Papuda, um sujeito morrer após ter reportado esse problema de saúde e nada ter sido feito, acontece no Brasil inteiro. Com todos os presos.

É uma realidade do sistema prisional brasileiro, que precisa ser resolvida como um todo, e não pontualmente em relação aos réus do 8/1. Outros presos também que estão anônimos, e não conhecemos a história, estão vivendo isso cotidianamente. A gente vê, nessas inspeções dos presídios, as pessoas vivendo em estado medieval.

A colunista aborda que, no governo Bolsonaro, o problema nos presídios era visto como uma questão dos "direitos humanos" e da "esquerda".

O STF já declarou o estado de coisas inconstitucionais nos presídios brasileiros. O Legislativo e o Executivo, a quem cabem essas políticas do sistema prisional, não tem priorizado esse público ao longo dos anos, seja lá qual governo for, especialmente o Bolsonaro.

O discurso de Bolsonaro sempre foi de que os bandidos tinham de ser presos e não tinham nada a reclamar das condições dos presídios, que isso era coisa dos direitos humanos e da esquerda.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

Só para assinantes